TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CONSTITUCIONAL - TRIBUNAL DE CONTAS

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.000 Palavras (12 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA - FPB

CURSO: DIREITO

TURMA: P3NA

DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL II

PROFESSOR: BRUNO BASTOS

ALEXANDRE MAGNO PAIVA

FLÁVIO DE MELO RIBEIRO

JOSENILSON AVELINO DE PAIVA

MARCOS ANTONIO DA SILVA

TRIBUNAL DE CONTAS

João Pessoa-PB

2014

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA - FPB[pic 2]

ALEXANDRE MAGNO PAIVA

FLÁVIO DE MELO RIBEIRO

JOSENILSON AVELINO DE PAIVA

MARCOS ANTONIO DA SILVA

Trabalho apresentado para cumprimento de exigência da disciplina Direito Constitucional II.

Professor: Bruno Bastos

João Pessoa-PB

2014

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        3

1 –        TRIBUNAL DE CONTAS NO BRASIL: CRIAÇÃO - BREVE HISTÓRICO        4

2 – TIPOS DE TRIBUNAIS DE CONTAS        6

3 – OS TRIBUNAIS DE CONTA NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS        6

4 – O TRIBUNAL DE CONTAS DA PARAÍBA        8

5 – O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E SUAS COMPETÊNCIAS        9

6 – FUNCIONAMENTO DO TCU        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

Surgiu pela primeira vez no Brasil, no ano de 1826, a ideia de criação de um Tribunal de Contas, com a apresentação de projeto de lei ao Senado do Império. Durante várias décadas, foi discutido acerca da atuação e importância do Tribunal de Contas, que torna-se realidade apenas após a queda do Império, sendo criado através de Decreto em 1890.

Originalmente o Tribunal teve competência para exame revisão e julgamento de todas as operações relacionadas com a receita e a despesa da União. A Constituição de 1891 institucionalizou o Tribunal e conferiu-lhe a competência para liquidar as contas e verificar a sua legalidade antes de serem prestadas ao Congresso Nacional. Finalmente, após diversas mudanças ao longo de décadas, com a Constituição de 1988, o Tribunal de Contas da União teve a sua jurisdição e competência substancialmente ampliada. Recebeu poderes para, no auxílio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.

No Brasil, além do Tribunal de Contas da União, temos os Tribunais de Contas dos Estados, o Tribunal de Contas do Distrito Federal e os Tribunais de Contas dos Municípios, onde no caso dos tribunais dos estados e municípios, eles reproduzem o modelo do TCU tanto em atribuições como em organização interna, e sofrem apenas algumas adequações quanto ao número de membros de seu Colegiado Superior.

A atuação e funcionamento dos tribunais de contas é bastante semelhante, porém, com algumas particularidades quanto ao grau de atuação (estado, município ou união).

1. TRIBUNAL DE CONTAS NO BRASIL: CRIAÇÃO – BREVE HISTÓRICO

No dia 23 de junho de 1826, houve pela primeira vez a ideia de criação do Tribunal de Contas no Brasil; através da iniciativa de Felisberto Caldeira Brandt, Visconde de Barbacena, e de José Inácio Borges, os quais apresentaram ao Senado do Império, um projeto de lei com essa finalidade.

A ideia tornou-se realidade numa ótica das reformas político-administrativas, após a queda do Império, surgindo o Tribunal de Contas da União.

Por iniciativa do então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, na data de 07 de novembro de 1890, o Decreto nº 966-A criou o Tribunal de Contas da União. Este orientado pelos princípios da autonomia, fiscalização, julgamento, vigilância e energia.

Contando ainda com a influência de Rui Barbosa, a Constituição de 1891, a primeira republicana, institucionalizou definitivamente o Tribunal de Contas da União, inscrevendo-o no seu art. 89: “Art 89 - É instituído um Tribunal de Contas para liquidar as contas da receita e despesa e verificar a sua legalidade, antes de serem prestadas ao Congresso.

A instalação do Tribunal, entretanto, só ocorreu em 17 de janeiro de 1893, graças ao empenho do Ministro da Fazenda do governo de Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa.

De início, o Tribunal teve competência para exame, revisão e julgamento de todas as operações relacionadas com a receita e a despesa da União. A fiscalização se fazia pelo sistema de registro prévio. A Constituição de 1891, institucionalizou o Tribunal e conferiu-lhe competências para liquidar as contas da receita e da despesa e verificar a sua legalidade antes de serem prestadas ao Congresso Nacional.

Logo após sua instalação, porém, o Tribunal de Contas considerou ilegal a nomeação, feita pelo Presidente Floriano Peixoto, de um parente do ex-Presidente Deodoro da Fonseca. Inconformado com a decisão do Tribunal, Floriano Peixoto mandou redigir decretos que retiravam do TCU a competência para impugnar despesas consideradas ilegais. O Ministro da Fazenda Serzedello Correa, não concordando com a posição do Presidente demitiu-se do cargo, expressando-lhe sua posição em carta de 27 de abril de 1893.

Pela Constituição de 1934, o Tribunal de Contas recebeu, entre outras, as seguintes atribuições: proceder ao acompanhamento da execução orçamentária, registrar previamente as despesas e os contratos, julgar as contas dos responsáveis por bens e dinheiro públicos, assim como apresentar parecer prévio sobre as contas do Presidente da República para posterior encaminhamento à Câmara dos Deputados.

Com exceção do parecer prévio sobre as contas presidenciais, todas as demais atribuições do Tribunal foram mantidas pela Carta de 1937.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com