TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Administrativo Tribunal de Contas

Por:   •  13/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 5

Direito Administrativo III

O Tribunal de Contas pode julgar a administração pública? Explique e justifique

No âmbito do controle legislativo da Administração Pública, cabe ao poder legislativo, com auxílio do tribunal de contas, exercer o controle externo da administração pública, o que diz respeito ao orçamento, contas, receita e despesas dos órgãos do poder executivo e seus agentes, e dessa forma, julgar a administração pública e seus agentes dentro da previsão legal.

O poder atribuído aos Tribunais de Conta advém de previsão constitucional. O art 71 da CR prevê diversas competências para os tribunais de contas, dentre elas a emissão de pareceres prévios em aspecto global sobre as contas anuais (do exercício) do chefe e membros do poder público, exercendo um juízo sobre a receita e despesas da administração pública.

Nos termos da lei, compete aos Tribunais de Contas, in verbis:

“Art. 71 – O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

I – apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio, que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

II – julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;”.

Cabe atenção ao fato de que o poder deste tribunal é auxiliar ao legislativo em suas funções de controle do poder executivo, desta forma deve-se ressaltar que este é um órgão independente, não subordinado ao poder legislativo.

Neste sentido é claro o entendimento do STF, ao julgar a ADI 3715:

“Ação Direta de Inconstitucionalidade. 2. Constituição do Estado do Tocantins. Emenda Constitucional n° 16/2006, que criou a possibilidade de recurso, dotado de efeito suspensivo, para o Plenário da Assembleia Legislativa, das decisões tomadas pelo Tribunal de Contas do Estado com base em sua competência de julgamento de contas ( §5º do art. 33) e atribuiu à Assembleia Legislativa a competência para sustar não apenas os contratos, mas também as licitações e eventuais casos de dispensa e inexigibilidade de licitação (art. 19, inciso XXVIII, e art. 33, inciso IX e § 1º). 3. A Constituição Federal é clara ao determinar, em seu art. 75, que as normas constitucionais que conformam o modelo federal de organização do Tribunal de Contas da União são de observância compulsória pelas Constituições dos Estados-membros. Precedentes. 4. No âmbito das competências institucionais do Tribunal de Contas, o Supremo Tribunal Federal tem reconhecido a clara distinção entre: 1) a competência para apreciar e emitir parecer prévio sobre as contas prestadas anualmente pelo Chefe do Poder Executivo, especificada no art. 71, inciso I, CF/88; 2) e a competência para julgar as contas dos demais administradores e responsáveis, definida no art. 71, inciso II, CF/88. Precedentes. 5. Na segunda hipótese, o exercício da competência de julgamento pelo Tribunal de Contas não fica subordinado ao crivo posterior do Poder Legislativo. Precedentes. 6. A Constituição Federal dispõe que apenas no caso de contratos o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional (art. 71, § 1º, CF/88). 7. Ação julgada procedente. (ADI 3715, Relator(a): GILMAR MENDES, Tribunal Pleno, julgado em 21/08/2014, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-213 DIVULG 29-10-2014 PUBLIC 30-10-2014)” (Grifo nosso)

Quanto à competência, em sua constituição, os Tribunais de Contas podem ser federais, estaduais e municipais. No âmbito federal ele é composto por 9 ministros, no âmbito estadual, por 7 conselheiros, quanto ao âmbito municipal, deve-se ressaltar que nossa constituição de 1988 proibiu a criação de novos tribunais de contas municipais, limitando-os ao que já existiam antes desta disposição.

Os Tribunais de Conta exercem um controle nos ditames dos dispositivos que os regulamentam, sua previsão normativa se dá pelos art. 70 a 75 da CR/88 e pelo art. 31 no caso da administração municipal. Pela Súmula 347/STF, é permitido aos tribunais a apreciação da constitucionalidade das leis e dos atos do Poder Público”.

Deste enunciado porém, é importante identificar a disposição de que os tribunais não tem competência de declaração de constitucionalidade mas, no caso de constatação de inconstitucionalidade de atos da administração pública,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com