TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO COSTITUCIONAL

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Livro Curso de Filosofia do Direito

Eduardo Bittar

Capitulo 3

Aluna: Maíra Oliveira Lemos de Barros

Turma: CCJ0109

Resenha sobre Platão

      Platão: Idealismo, Virtude e Transcendência Ética

Platão é centralizador e é o discípulo mais notável de Sócrates e desenvolve o mesmo pensamento socrático: a virtude é o conhecimento, e o vicio existe em função da ignorância.

As ideias para Platão são certas, eternas e imutáveis, tendo-se em vista que tudo é incerto, perecível e mutável. Somente a alma logística é capaz da ciência, deriva das ideias perfeitas e imutáveis.

A virtude significa qualidade, resultado positivo de comando moral. O virtuosismo platônico tem a ver com o domínio das tendências irascíveis e concupiscíveis humana.  Já o vicio é o ódio, rancor, inveja, ganancia.

O mito de Er fala de um guerreio da Ásia Menor chamado Er que foi morto em uma batalha e teve seu corpo encontrado entre outros cadáveres de guerreiros nas condições de um cadáver são e integro, depois foi velado por doze dias, sendo que no ultimo dia recobrou a vida. Quem narrou esse relato foi Sócrates, ainda foram atribuídas outras informações acerca da vida no além. Assim as almas injustas pagavam para cada injustiça cometida, dez vezes mais, a duração de cada punição é de cem anos, já para cada boa ação, na mesma medida a recompensa é decuplicada.

A justiça possui raízes além da vida, onde a doutrina paga. Já a conduta ética possui raízes no além, de modo que os homicidas, tiranos, libertanos e Sócrates não podem representar se justo ou injusto.

Platão busca sempre pelo conhecimento verdadeiro e critica a democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com