TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO DE ARENA DO ATLETA PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Por:   •  11/4/2017  •  Ensaio  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FMU

DIREITO DE ARENA DO ATLETA PROFISSIONAL DE FUTEBOL

MARCOS VINICIUS LOPES FLORENTINO

SÃO PAULO, 2016

Sumário

1. Delimitação do Tema        2

2. Justificativa        2

3. Objetivos        2

4. Hipóteses de pesquisa        2

5. Metodologia        2

6. Cronograma        2

7. Bibliografia preliminar        2

8. Conclusões/condições prévias        2


  1. Delimitação do Tema

Visa o presente trabalho acadêmico um estudo do direito de arena e os seus reflexos no direito do trabalho, cuja previsão legal está disposta no artigo 5° XXVII “a” da Constituição Federal de 1988 e na Lei 12.395/2011 que ao entrar em vigor alterou a redação dos artigos pertinentes ao direito de arena do atleta profissional de futebol, previsto na Lei 9.615/98 (Lei Pelé), tendo como enfoque como ocorre o pagamento aos clubes e o repasse do percentual ao profissional de futebol que participou do espetáculo ou evento desportivo.

Cuida-se de analisar, com base na legislação vigente, na doutrina relativa aos institutos, na jurisprudência, traçar linhas e paralelos racionais e de compreensão jurídica, sendo que o tema em apreço se torna recorrente no mundo jurídico e em toda a sociedade, uma vez que o futebol é uma paixão mundial e recorrentemente explorado pela mídia. Certo é que o futebol deixou de ser um singelo entretenimento e atingiu o status de fenômeno social, no qual o jogador de futebol é o astro principal, e, portanto, fez-se necessário tutelar os seus direitos trabalhistas. Ainda poderemos analisar mais detalhadamente, as mudanças geradas com a Lei Pelé no direito de Arena e ao repasse desses valores aos atletas.

  1. Justificativa

É tema o qual eu sempre gostei, gosta de ver como o direito é aplicado em áreas relacionadas ao esporte. Na faculdade no momento de realizar minha monografia elaborei sobre os contratos de jogos e apostas totalmente voltados para o direito civil.

Agora no momento de escrever um artigo na pós-graduação escolhi esse tema o qual eu me interesso muito e vejo que não tem muitos profissionais atuando.

  1. Objetivos

                  É um tema de grande relevância no cenário jus desportivo, pois envolve uma grande discussão e divergência com o direito de imagem, pelo de fato de que às vezes são confundidos, pois existem semelhanças nos dois.

                Pelo fato do esporte ultimamente ter se tornado um negócio muito rentável começou a ter uma exposição pelos meios de comunicação também passaram a explorar e divulgar o esporte na medida em que o público se tornou consumidor desse “produto”, ensejando a aplicação do Estatuto de Defesa do Torcedor, que garante os direitos do público amante do esporte, assim como o Código de Defesa do Consumidor o faz na área consumerista.

Com relação à figura da imagem dos atletas como objeto de exploração econômica, distingue-se o direito à imagem do direito de arena, instituto este com previsão específica na Lei nº 9.615/1998, popularmente conhecida como Lei Pelé. De antemão e apenas a título de esclarecimento, destaca-se que os titulares de tais direitos não se confundem, uma vez que o direito à imagem tem natureza personalíssima e pertence ao próprio titular que apenas concede a licença de uso, enquanto que a titularidade do direito de arena pertence às entidades de prática desportivas, em conformidade com a citada legislação. Dessa forma, a imagem de um atleta decorre de sua atuação como profissional empregado pelo clube, formalizada e sustentada pelo CETD – Contrato Especial de Trabalho Desportivo, que nada se confunde com o contrato de licença de uso de imagem, uma vez que o CETD, firmado entre o atleta e a entidade de prática desportiva, conforme previsão do art. 28 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998 (redação alterada pela Lei nº 12.395/2011), estabelece o vínculo empregatício dessa relação, aplicando-se as normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho, ressalvadas as peculiaridades constantes na Lei Pelé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com