TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização do ultrasom e laser como forma de tratamento em distensão no quadríceps de atletas de futebol

Por:   •  14/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 9




[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Niterói

2017


ADIEL VILA DA SILVA JUNIOR[pic 6]

[pic 7]

UTILIZAÇÃO DO ULTRASOM E LASER COMO FORMA DE TRATAMENTO EM DISTENSÃO NO QUADRICEPS DE ATLETAS DO FUTEBOL

Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia da Instituição .
Orientador:
Carine dos Santos


Niterói

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

A apresentação do projeto será para evidencia a eficácia do ultrassom e laser onde serão aplicados em uma Lesão muscular, no caso a distensão do quadríceps. Já que se trata de uma ruptura de uma quantidade de fibras musculares pelo fato de ocorrer qualquer alongamento do musculo referido. Por qual os jogadores de futebol vem sendo acometidos de acordo com os artigos científicos encontrados adentro de 10 anos, teoricamente comunicando de 2006 à 2016.
         Tem como foco principal mostrar parâmetros, forma de aplicações, indicações e contra indicações em sua respectiva lesão de acordo com seu tratamento fisioterapêutico para que possa ter um recobramento mais rápido que o previsto, assim podendo retorna a sua atividade empregatícia sendo de pariedade profissional ou amadora contudo podendo suceder a uma atividade recreativa.

 1.1 O Problema

Levando em consideração o nível da lesão e a área onde ocorreu, quais as formas de aplicações de acordo com os artigos científicos?[a]


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Compreender a contribuição dos recursos eletroterapêuticos utilizados na reabilitação da distensão do quadríceps.


2.2
Objetivos Específicos ou Secundários

  • Descrever a técnica e dosimetria.
  • Relatar principais indicações e contraindicações.
  • Aborda a principal estrutura anatômica acometida.


3 JUSTIFICATIVA

O projeto levou em consideração a incidência de lesões no futebol, pois a distensão está em 2º lugar acometendo cerca de 37% dos jogadores de campo. Este trabalho justifica-se em compreender melhor os parâmetros, técnicas e contribuições.

O jogador de futebol em sua maioria sofre lesões de distensão muscular, proveniente do esforço necessário para realizar a sua atividade mesmo estando preparado adequadamente.

A dosimetria e indicações/contraindicações perante aos artigos apresentados será para um tratamento eficaz e com uma boa correlação tempo/qualidade.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Quadríceps se encontra no local denominado Coxa, na face anterior. A musculatura do Quadríceps é composta pelo músculo Reto femoral que é um músculo superficial, o Vasto Intermédio, Vasto Lateral e Vasto Medial que é um músculo profundo e não se pode ver, portanto esses quatros músculos constituem o Quadríceps.

O Vasto Intermédio é um músculo profundo que se depara junto ao osso Fêmur, logo não é um músculo estético, pois ele se acha abaixo dos outros três músculos que compõem o Quadríceps. Seu princípio é na região proximal do Fêmur, seguinte ao Trocanter maior do Fêmur, e sua inserção é na Patela. O Vasto Medial obteve esse nome por se encontra medialmente ao Fêmur, já se intitula Vasto Lateral pois ele se depara lateralmente em relação ao Fêmur. A origem do (VL) está próxima ao Trocanter maior do fêmur, o (VM) tem sua origem na face medial do Fêmur, e se abrangendo ao longo do Fêmur.

Podemos entender que esses dois músculos tem suas inserções na Patela, e apenas cruzam a articulação do Joelho, ou seja, (VM) e (VL), são único e exclusivamente extensores dos Joelhos, justo ao seu eixo de tração somente cruzar a articulação do Joelho.

Reto Femoral é um musculo superficial, se origina na região da Pelve. Então (VM), (VL), (VI), e (RF) tem sua inserção na Patela e todos são extensores do Joelho. Entretanto se trazermos em avaliação a origem do (RF) que é na Pelve, podemos distinguir que esse músculo também cruza a articulação do Quadril, logo o (RF) além de extensor do Joelho também pode flexionar o Quadril, tem duas funções motoras, então obviamente, ele trabalhará em conjunto com outros músculos flexores do Quadril.

É realizada uma observação na qual os músculos citados no artigo, (VML e VMO) ainda está sendo feito pesquisas mais aprofundadas pra realmente decidir se fazem parte do grupamento quadríceps. No entanto foram recentemente descobertos, não constam em livros de anatomias que são usados para estudos e pesquisas pelos acadêmicos da área de saúde. (Morrish e Woledge, 1997; Nozic e colaboradroes, 1997; Hubbbard e colaboradores, 1997).

O índice de performance muscular seguido nos estudos realizado no artigo que corresponde sobre a lesão muscular foi o grau de sensibilidade em questão de dor em que o paciente relata, a circunferência do membro, a amplitude de movimento que o paciente consegue realizar mediante a lesão e a força isométrica máxima realizada pelo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com