TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO 1

Aluna:

Caso Concreto 1

Questão subjetiva:

A alegação do Município está correta, pois de acordo com o artigo 100, §2º da CF, ele tem preferência sobre créditos alimentares, cujos tenham 60 anos de idade. O que não se aplica nesse caso o caráter alimentar.

Questão objetiva:

Letra d) receita pública, despesa pública, orçamento público e crédito público.

Caso Concreto 2

Questão subjetiva:

O Município não ultrapassou o limite estabelecido em lei, uma vez que de acordo com o artigo 19 da lei de responsabilidade fiscal estipula o limite de 60% sob a corrente líquida. Portanto, não há nenhuma violação

Questão objetiva:

Letra d) receita originária é aquela em que o Estado atua como particular e receita derivada é aquela em que o Estado atua através do seu poder de Império.

Caso Concreto 3

Questão subjetiva

Em regra, atendendo ao princípio da não vinculação ou não afetação da receita de impostos, o dinheiro da arrecadação de impostos não pode ser vinculado a qualquer tipo de fundo, órgãos ou despesas, mas de acordo com o artigo 167, IV da CF, admite-se exceções, quando for saúde, educação, repartição de receita tributária (...) , pode sim, os impostos serem vinculados.

Questão objetiva:

Letra e) Nenhuma das alternativa está correta

Caso Concreto 4

Questão subjetiva

Taxa é um tributo vinculado à ação estatal, que decorre de uma lei, de caráter obrigatório, tendo regime jurídico de direito público que visa cobrar o preço do serviço, ou seja, uma contraprestação. Um receita derivada que são provenientes de bens pertencentes ao patrimônio dos particulares, impondo coercitivamente aos cidadãos, compulsoriedade. Conforme artigos 145,II da CF e Arts. 77 a 79 do CTN.

Questão objetiva

Letra b) podem ser instituídos por medida provisória, desde que haja relevância e urgência.

Caso Concreto 5

Questão subjetiva

Não procede a informação, uma vez que o artigo 157, I, da CF, fala que quem pode legislar sobre o IR será a União e o Estado, bem como o art.159, §1º da CF. Além disso, o artigo 45, parágrafo único do CTN, diz que o Estado também pode ser competente para legislar sobre o imposto de renda. Cumpre destacar ainda, que a Súmula 447 do STJ, dispõe que os Estados e o Distrito feral são partes legítimas na restituição de imposto de renda retido na fonte proposta por seus servidores.

Questão objetiva

(3 ) art. 158,III,CF

(1 ) ART. 157,II,CF

(2 ) art. 158,II, CF

(1 ) art. 159,I,a, CF

(3 ) art. 158,IV, CF

(2 ) art.159,I,b, CF

( 2) art. 153,§5º ,II, CF

Caso Concreto 6

Questão subjetiva

A lei será declarada inconstitucional, tendo em vista que o artigo 151, III, da CF, veda que a união institua isenções de tributo da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.

Questão objetiva

Letra c) art. 149,§1ª, da CF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com