TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Tributário e Financeiro

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 16

Direito Tributário e Finánceiro

Bibliografia Básica: Kyochi Harada

Direito Tributário e Financeiro

Estado com duas funções: Uma é o Assistencialismo/Prestação de Serviços Públicos e a Intervenção

econômica

Atividade Financeira do Estado: é a movimentação de gastos e arrecadações do Estado, que abrange a receita, despesas, orçamento, crédito público. Segundo a doutrina, a atividade financeira do Estado é a atuação estatal voltada para obter, gerir, e aplicas os recursos financeiros necessários à consecução das finalidades do Estado que, em ultima analise, se resumem na realização do bem comum.

Para isso, o Poder Público escolhe as necessidades coletivas mais importantes, as determina como necessidades públicas por meio de edição de lei.

Atualmente, a atividade financeira do Estado preocupa-se com três funções primordiais: prestação dos serviços públicos, o exercício regular de polícia e a intervenção do domínio econômico.

Serviços Públicos são os instrumentos necessários ao atingimento de objetivos do Estado, sempre prestados sobre o regime de direito público.

Poder de Polícia é definido pelo CTN, como sendo a atividade inerente do poder público que objetiva, no interesse geral, intervir na propriedade e na liberdade dos indivíduos, impondo-lhes comportamentos comissivos ou omissivos, portanto, é o poder de regulamentação de que está investido o Estado. É discricionário, mas tem a lei como limite.

Intervenção Financeira: A livre iniciativa é um dos fundamentos da CF/88, contudo, não é um fundamento absoluto, sendo relativizado em algumas situações. Conceituando esse princípio, pode-se dizer que há a prevalência da propriedade privada, liberdade empresa, a liberdade de contratação e a liberdade de lucro. De outro lado, o Estado intervém por três instrumentos: o poder normativo, o poder de polícia e a assunção direta da atividade econômica.

O poder normativo está na elaboração de leis de combate ao abuso de poder econômico, de proteção ao consumidor, leis tributárias de natureza extrafiscal.

O poder de polícia é a regulamentação atribuída ao Estado, quando ele estimula ou desestimula certa atividade econômica, por meio de financiamentos públicos.

E a assunção direta de atividade econômica é o Estado explorando atividade econômica, que só é permitido, de acordo com a CF, quando a atividade é necessária aos imperativos da segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.

 Receita: é a renda que ingressa, fonte de renda. O poder público possui como fonte principal os tributos, além de multas, concessões, etc...

 Despesas: são os gastos

 Crédito Público: é uma dívida futura que é contraída.

Receita Pública

 Conceito: é o conjunto de entradas (dinheiros) que a Adm. Pública possui e que é utilizado para custear as despesas públicas. Esse dinheiro é obtido da sociedade. Segundo a doutrina, Receita pública é à entrada de dinheiro nos cofres públicos de forma definitiva.

 Finalidade:

 Entrada x receita: Nem todo dinheiro é destinado a custear a despesa pública. Em determinados casos, o Poder Público é mero depositário do dinheiro, exemplo: licitação, quando o contrato exige a prestação de caução, que nem sempre será revertido para a Adm. Pública. Outro tipo de entrada são os pagamentos de honorários aos advogados públicos. Deste modo, o simples ingresso ou fluxo de caixa não pode ser considerado como propriamente Receita. Isso porque, por força de lei ou contrato, esses valores serão, em algum momento, retirados do Erário. A diferença primordial é o ingresso nos cofres de forma não definitiva.

 PERIODICIDADE

o Ordinária: são aquelas que são pagas pela sociedade com regularidade, no dia-a-dia, como por

exemplo, ICMS, IPI.

o Extraordinária: obtido excepcionalmente, exemplo: quando a Adm. Publica vende um imóvel, ou

empréstimo compulsório.

 NORMA (Lei 4.320/64): é uma divisão criada pela norma, em seu artigo 11.

o De capital: enquadram aqui as entradas resultantes de operações nas quais o Estado busca captação externa de recursos/ provem do uso ou de alienação de imóveis públicos, e também de recebimento de juros da dívida pública (Renda Extra).

o Correntes: São as receitas resultantes de atividades próprias do Estado/é aquela que tem origem no pagamento de tributos, multas ou outras obrigações, como por exemplo, o pagamento de um empréstimo, excluídos os juros (Rendas Ordinárias).

 ORIGEM

o Originárias: resultam de uma atividade do Estado como agente particular. A situação é de

coordenação com o particular, assim, existe um convite para o pagamento, e não uma obrigação. É uma faculdade do contribuinte. Exemplo pedágio, porque ele será pago somente se o individuo decidir transitar rodovia com o serviço. “é a entrada financeira paga voluntariamente”.

 Patrimoniais: quando houver exploração de patrimônio (comércio, venda de imóvel público)

 Industriais: prestação de serviço público, serviços pagos mediante taxa público.

o Derivadas: receitas compulsórias para a sociedade, ela é obrigada a pagar para o Estado. São

impostas para o particular, pois o Estado age em supremacia ele.

 Tributos: impostos em geral

 Multas: penalizações por descumprimento de regras de transito, ambientais, sobre a

propriedade urbana, por contratos públicos.

 Outras: valor de indenizações judiciais e honorários aos advogados públicos, bem como

qualquer tipo de receita que não pode ser encaixada nas primeiras opções.

 Compensação Financeira (Art. 20, §4o da CF): os recursos minerais, como os potencias geradores de energia são da União, mas os Estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com