TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos - Sistemas de Proteção

Por:   •  5/6/2016  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

É de primordial importância a existência dos direitos humanos, possuem princípios fundamentais que norteiam a sociedade para estabelecimento de uma melhor convivência entre os povos. A partir deles são garantidos vários direitos indispensáveis ao indivíduo, por exemplo, direito à vida e a liberdade individual. Tais direitos são garantidos independente de cor, raça ou religião. Devendo proteger todo e qualquer indivíduo. São criados para que não sofram influências politicas ou de outras possibilidades de interferências externas.

Buscando garantir a proteção destes direitos foram criados órgãos para fiscalizar a atuação dos países que são signatários dos acordos, tratados, e convenções internacionais. Esses países ao assinarem estes documentos se  comprometem a cumprir o que foi acordado. Partindo daí, temos como exemplos de órgãos voltados para garantir tais direitos A Corte Interamericana dos Direitos Humanos, A Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Conselho de Direitos Humanos. Assim, esses órgãos buscam garantir a eficácia dos acordos e a correta aplicação do que foi estabelecido.

A intervenção destes órgãos é de extrema importância, dada a sua relevância na solução de conflitos e abusos dos direitos humanos em vários países. Tomando, por exemplo, a intervenção do Conselho de Segurança, através de expedições de Resoluções acerca de situações de violação aos direitos humanos nas mais variadas situações, buscando sempre a proteção das garantias.

Voltando-se à análise da participação ativa do Brasil como signatário de tratados, temos, por exemplo, sua participação em anos recentes em reuniões onde foram assinados vários acordos, convenções e tratados. Percebe-se, assim, a importância dos Direitos Humanos, e mais ainda, é preciso que se perceba a importância da participação do nosso pais, não só como signatário, como também como na ajuda da elaboração dos acordos diplomáticos.

Os Direitos Humanos são a garantia de que os povos são iguais, que não devem haver distinções e que todos os direitos individuais devem ser respeitados, a intolerância e a violência não devem fazer parte do nosso sistema politico-social atual, devemos, portanto, fortalecer e incentivar a participação dos países nos acordos internacionais para que realmente estejam asseguradas as garantias dos direitos para todas as pessoas, protegendo sempre seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com