TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS

Por:   •  3/8/2018  •  Resenha  •  6.199 Palavras (25 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 25

DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS

1. INTRODUÇÃO

- Os direitos reais são os direitos subjetivos de ter, como seus, coisas corpóreas e incorpóreas.

- Os direitos reais sobre coisas alheias são os direitos subjetivos concernentes a coisa incorpóreas. As coisas incorpóreas a que se podem referir direitos subjetivos reais são direitos subjetivos considerados como objetos: objetos aos quais outros direitos subjetivos se podem referir.

- As coisas a que se referem os direitos reais são, primordialmente, objetos pertencentes aos titulares desses direitos, como propriedades deles, constituindo o domínio desses indivíduos. Os direitos subjetivos concernentes ao domínio sãos os direitos reais chamados direito de propriedade. Porém, os direitos reais podem se referir, por extensão, a objetos não pertencentes aos titulares desses direitos, na sendo, portanto, propriedades deles. Juridicamente, esses objetos não são coisas próprias, mas sim alheias, que não constituem o domínio da pessoa.

- Assim, uma pessoa tem direito real, se recebeu, por meio de norma jurídica, permissão do seu proprietário para usá-las ou tê-las, como se fossem suas, em determinadas circunstâncias ou sob certas condições.

- Direito real é o que afeta a coisa direta e imediatamente.

- O domínio é suscetível de se dividir em tantos direitos elementares quantas são as formas por que se manifesta a atividade do homem sobre as coisas corpóreas. E cada um dos direitos elementares do domínio constituí em si, um direito real: tais são os direitos de usufruto, o de uso e o de servidão.

- O direito real sobre coisa alheia se adere imediatamente à coisa, atribuindo direito de sequela ao seu titular; sendo oponível erga omnes, conferindo-lhe o poder de mover ação real contra qualquer detentor da coisa, uma vez que se tem exclusividade sobre eles.

- São divididos em 3 espécies: I. Limitados de gozo; II. De garantia; III. De aquisição.

2. DIREITOS REAIS LIMITADOS DE GOZO

I. ENFITEUSE

- Com origem na idade média, em Roma,  consiste no direito de cultivar o campo alheio, mediante pensão anual e de aproveitá-lo tão amplamente como o faz o proprietário, sem todavia, destruir-lhe a substancia.

- É proibida a criação de novas enfiteuses e de subenfiteuses, sob a justificativa que tal instituto prejudica a livre circulação de riquezas e ser inútil, ligando o enfiteuta e seus sucessores eternamente ligados ao senhorio.

- A enfiteuse é o mais amplo dos direitos sobre coisa alheia, pois transmite o poder de usar, gozar e dispor, pode reivindicar a coisa de quem quer que seja. Na hipótese de venda do domínio útil pelo enfiteuta, apenas precisa avisar o senhorio para que este possa exercer seu direito de opção.

- Por isso, muitos doutrinadores entendem que tal instituto representa uma modalidade própria de propriedade, sendo o enfiteuta, também, proprietário.

- O senhorio tem o domínio direto, enquanto o enfiteuta o domínio útil.

- O senhorio direto é o único que tem o verdadeiro direito de propriedade, cabendo ao enfiteuta poder jurídico sobre coisa de outrem.

- O enfiteuta pode exercer o direito potestativo do resgate, o que dai sim, o torna proprietário, mas o senhorio direto mantem o direito de preferencia, numa ocasional alienação do bem, no comisso ou no falecimento do enfiteuta sem herdeiro.

- A enfiteuse é contrato perpétuo, se for por tempo limitado é arrendamento.

- Foro: pensão anual invariável.

- A enfiteuse só pode se dar sobre coisa imóvel, limitando-se a terras não cultivadas e aos terrenos que se destinem à edificação. Mas também terrenos da marinha e acrescidos, por serem bens públicos dominiais (que  estado poder dispor).

- Comisso: quando o foreiro deixa de pagar as pensões devidas por 3 anos consecutivos, caduca o aforamento, devendo o senhorio apenas pagar as benfeitorias necessárias. Deve ser pronunciado por decisão judicial.

II. SERVIDÕES PREDIAIS

- Direito real constituído em favor de um prédio (dominante), sobre outro prédio (serviente), pertencente a dono diverso, para melhor aproveitamento do prédio beneficiado.

- 1. Existência de um encargo que pode consistir em uma obrigação de tolerar certo ato ou não praticar algo por parte do prédio serviente, porém tal ônus é imposto ao prédio, não à pessoa. 2. Incidência de um prédio em benefício de outro. 3. A propriedade destes prédios deve ser de pessoas distintas.

- Não confundir com direito de vizinhança, que é criado por lei para dirimir contendas entre vizinhos.

- Usufruto X Servidão: 1. O usufruto implica cessão de direito de uso e de gozo da coisa ao usufrutuário, dos quais o proprietário ficará, temporariamente, privado, ao passo que as servidões são encargos que não privam o proprietário do uso ou gozo de seu bem. 2. O usufruto recai tanto em coisas móveis como imóveis, ao passo que a servidão apenas sobre bens imobiliários. 3. O usufruto é instituído em proveito de uma pessoa, a servidão, em benefício de um prédio. 4. O usufruto é temporário, a servidão, perpétua.

- O prédio serviente sofrerá, para sempre, uma desvalorização.

- A servidão serve à coisa, e não a seu dono. Assim, cabe servidão predial para vantagens que dizem respeito à necessidades do prédio, nunca coisa estranhas a tal necessidade. Uma vez que restringe a liberdade natural da coisa, e não da pessoa.

- Não precisam ser prédios vizinhos, desde que a utilidade de um se de em razão do outro, um aqueduto, por exemplo.

- A servidão nunca gera uma obrigação de fazer, mas sim, uma obrigação de não fazer, uma tolerância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com