TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO SOBRE A MEDIAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Disciplina: Direito Civil IX

Professor: Emiko Lis

Tema: Mediação na sucessão

Acadêmico: Francisco de Assis Santos Neto

R.A: 3715638564

DISSERTAÇÃO SOBRE A MEDIAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO

Anhanguera Educacional

2016

MEDIAÇÃO NO DIREITO DE SUCESSÃO

A mediação é um tema muito importante no direito, pois através desse mecanismo podemos resolver conflitos de forma mais célere e amigável, tendo em vista que os benefícios são mútuos, uma vez que as partes resolvem de forma a não necessitar de ação judicial.

Na mediação não se busca somente o acordo entre as partes, e sim uma forma de diálogo, uma aproximação entre as partes, com o fim de não tratar somente de valores quantitativos.

A via judicial pra divisão de bens torna-se necessária quando a questão se tratar de herança com testamento, com incapazes ou quando houver discórdia entre os herdeiros, não aceitando as partes a mediação é possível proceder o inventário extrajudicial.

No direito sucessório é de grande valia o trabalho realizado por mediador, pois facilita as questões de referem-se aos direitos patrimoniais advindos da sucessão, realizando de forma mais simples e consensual as divisões entre os herdeiros maiores, assim fazendo todo procedimento extrajudicialmente e de forma mais pacifica

Assim ao lidar com as partes e fazer com que as partes se convençam dos benefícios da mediação, podemos desafogar o judiciário com questões que muitas vezes podem ser resolvidas de forma harmônica, com uma simples mediação, acredito seja este o propósito de tal instrumento.

Por fim, conclui-se na presente dissertação, que a mediação é um importe insituto no direito, pois através dela, podemos tornar os procedimentos mais justos e humanizados, e ajudar o judiciário com eventuais ações litigiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com