TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.959 Palavras (20 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 20

TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

*A ideia do Art. 5º é garantir a todos dentro do território brasileiro igualdade perante a lei. Ou seja, o principio da isonomia. Mantendo a igualdade dentro dos seguintes padrões citados nos incisos.

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

*Esse inciso impõe uma igualdade entre homens e mulheres, mas não igualdade absoluta, pois no final temos a expressão “nos termos desta constituição”.

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

*Neste inciso temos o principio da legalidade, onde apenas uma lei (regularmente votada pelo Poder Legislativo, sancionada pelo Poder Executivo.) é capaz de obrigar ou não uma pessoa a fazer algo.

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

*O III inciso visa, sobretudo proteger a dignidade da pessoa contra atos que poderiam atentar contra ela. Tratamento desumano é qualquer ato que vai contra a condição da pessoa humana e sua dignidade. Tortura é qualquer sofrimento psíquico e físico imposto a uma pessoa por qualquer meio.

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

*É o direito que a pessoa tem de expor de qualquer forma ou meio o que pensa a respeito de qualquer coisa (é o direito que a pessoa tem de dizer o que quer, de quem quiser, da forma como quiser e onde ela quiser). Mas com a exigência de que a pessoa que usufruir desse direito se identifique para que ela não o use de maneira irresponsável.

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

*Esse inciso cuida de proteger qualquer pessoa atingida por qualquer manifestação a qual saberá contra quem agir graças à proibição do anonimato. A pessoa atingida tem o direito de resposta proporcional à ofensa (se a ofensa foi verbal e pessoal o direito de resposta é verbal e pessoal, se for por escrito e publico o direito de resposta será por escrito e publico.)

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

*Esse inciso garante a qualquer pessoa em território nacional a liberdade de escolher sua religião e o livre exercício religioso e de ter os locais de culto de sua religião livre de agressões de quaisquer pessoas.

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

*Pessoas que estiverem em hospitais, presídios, asilos e quartéis tem o pleno direito de praticar seus cultos. Por estarem em locais em que o acesso aos seus templos não é livre. Sendo o Poder Publico obrigado a permitir que isso aconteça.

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

*Há a possibilidade de ocorrer a privação dos direitos se a pessoa baseada em uma das liberdades(VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;) recusar-se a cumprir obrigação legal a todos imposta e, também, recusar-se a cumprir uma obrigação fixada como alternativa ao não querer cumprir aquela.(Por exemplo: Todo jovem do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado por lei a se alistar no exercito, mas por usar armar pode negar pois sua religião não o permite usar objetos que tirem a vida que é algo divino. Ela não será obrigado a se alistar. Mas será obrigado a prestar uma outra obrigação,alternativa ao serviço militar, fixada em lei. Se  recusar a essa prestação alternativa, aí sim, será punido com a privação de direitos)

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

*O Poder Público não pode controlar a produção de filmes, peças teatrais, publicação de livros, musicas testos em jornais ou revistas.  A maior intervenção do Poder Público é obrigar que seja indicada a classificação da atividade intelectual.

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

*Fica vedada a violação da intimidade, (Toda pessoa tem em qualquer lugar onde esteja. Ela é a esfera mais intima e profunda de uma pessoa) Vida privada (é a exposição das intimidades de uma pessoa em um local onde ela se sinta bem. Sua casa por exemplo.) e honra (característica que predomina sobre a imagem de uma pessoa dando-lhe respeitabilidade) Pessoas com esses direitos feridos tem o direito de indenização.

XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

*Local de privacidade máxima onde o morado pode exprimir sua intimidade, tento ele o poder de garantir a entrada ou não de qualquer pessoa salvo em algumas situações: Uma casa pode ser penetrada a qualquer momento, durante o dia ou à noite, para prestação de socorro (como no caso de um acidente envolvendo o morador). Por determinação judicial só é possível entrar em uma casa durante o "dia".

XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

*Esse inciso trata do sigilo constitucional relativo à comunicação. A única formar de se quebrar um dos sigilos citados é com uma ordem judicial prévia e que seja para uma investigação criminal ou instrução processual penal.

XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

*Se nenhuma lei estabelecer nenhum nível de instrução mínima qualquer pessoa pode exercer a profissão, em qualquer lugar e em qualquer tempo. (Exemplo: artesão, catador de papel.) Mas se a lei estabelecer qualquer qualificação profissional só poderá exercer tal atividade aquele que se enquadra na qualificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com