TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Darcy Ribeiro

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.498 Palavras (14 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 14

CEULJI/ULBRA - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Direito

Deborah Fernanda,Gabrielly Fernandes,Isabella Tavares

,Lorena Oliveira e Marina Rossi

Darcy Ribeiro

Sua vida, suas obras e sua contribuição para a Antropologia

Ji- Paraná/RO

2016

Deborah Fernanda,Gabrielly Fernandes,Isabella Tavares

,Lorena Oliveira e Marina Rossi

Darcy Ribeiro

Sua vida, suas obras e sua contribuição para a Antropologia

                                                                                                Trabalho Intermediário da

   disciplina de Antropologia

       Jurídica para notas do

       primeiro semestre sob

   a orientação do Professor

       Emerson Faria

Ji- Paraná/RO

2016

Sumário

Introdução4

Desenvolvimento5

Principais obras produzidas 12

Conclusão13

Referencias Bibliográfica14

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo abordar sobre a vida do ilustre antropólogo Darcy Ribeiro, contendo suas principais obras, sua contribuição para a antropologia, sua bibliografia e entre outros aspectos.  

Falar de Darcy Ribeiro apenas como educador seria insuficiente. A proliferação de ideias e o ímpeto para concretizar projetos fizeram dele mais do que um intelectual, um realizador.

Darcy inicia sua vida profissional como antropólogo do Serviço de Proteção aos Índios, onde cria o Museu do Índio e, em parceria com os irmãos Villas-Boas, formula o Parque Indígena do Xingu. Na mesma época, conhece e se casa com Berta Gleizer, que se tornou uma grande parceira intelectual.

Na estrada de sua vida,sempre esteve próximo às lideranças dos Governos, o que tornou impossível de evitar seu ingresso na vida política: foi ministro da Educação e ministro-chefe da Casa Civil durante o governo de João Goulart; vice-governador do Rio de Janeiro em 1982, secretário de Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação; senador da República de 1991 até sua morte, em 1997.

Durante seu retiro em diversos países da América Latina exerceu como pesquisador, professor e reformador de universidades. Nesse tempo, iniciou uma intensa produção de livros que o transformou em um dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), aonde viria a ocupar a cadeira 11 em 1993. Nos últimos anos de vida surpreendeu com sua produção de poemas.

Sua produção na área da educação e da cultura deixou marcas no país: criou universidades, centros culturais e uma nova proposta educativa com os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, além de deixar inúmeras obras traduzidas para diversos idiomas.

Desenvolvimento

Darcy Ribeiro nasceu no interior de Minas Gerais,mais especificamente em Montes Claros, no ano de 1922. Seu pai Reginaldo Ribeiro dos Santos (ao qual era farmacêutico) e sua mãe Josefina Augusta da Silveira Ribeiro (ao qual era professora),influenciou na decisão de faculdade,levando-o a cursar medicina durante três anos. Influenciado pelos temas abordados na Semana da arte moderna (ano no qual nasceu), tendo como exemplo a seca, a fome e entre outros assuntos a qual procurava entender os problemas do Brasil, em 1944 começou a cursar Ciência Social (Antropologia) na faculdade de Sociologia e Politica em São Paulo,por onde se graduou em 1946, com especialização em Etnologia.Nesse período, conheceu a romena Berta Gleiser, com quem esteve casado de 1948 até 1975

Ingressou no Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1947, onde conheceu e colaborou com Cândido Mariano da Silva Rondon (Marechal Rondon),então presidente do Conselho Nacional de Proteção ao Índio.No ano de 1949, Darcy se junta a Marechal Rondon ( fundador da atual Funai)  para ajudar na proteção dos índios, criando um ‘Diários Índios’.Formou-se e dedicou-se a tratar de assuntos relacionados aos índios da região do Pantanal,do Brasil Central e da Amazônia,contendo um período de dez anos ao qual lhe rendeu varias obras famosas que se tornaram clássicos da etnologia, mitologia e da arte dos índios Guaranis. Dentre eles podemos citar o livro Religião e Mitologia Kadiwéu,que o fez conquistar o Prêmio Fábio Prado,que foi proporcionado pela União de Literatura de São Paulo no ano de 1950.Por sua iniciativa foi inaugurado, em 1953, o Museu do Índio, que foi reconhecido pela UNESCO como o primeiro museu do mundo tendo como objetivo quebrar o preconceito contra o indígena e de misturar sua cultura. Nesse museu organizou, no ano 1955, o primeiro curso de pós-graduação em antropologia cultural realizado no Brasil. Nesse mesmo período em parceira e com o auxilio dos irmãos Orlando e Claudio Villas-Boas elaborou  o projeto de criação do Parque Indígena do Xingu.

Com o passar do tempo, mais especificamente em 1955, Darcy dedica-se inteiramente a educação, criando a Universidade de Brasília. Mais a frente torna-se Ministro da Educação (1962), depois tornou-se Chefe da Casa Civil ao lado do presidente João Gourlat, alem de exercer varias funções nos anos seguintes, aos quais foram: Vice-governador do Rio de Janeiro (1982), Secretario de Cultura, Coordenador do Programa Espacial de Educação , sendo o seu ultimo cargo como Senador da Republica (1991).

Darcy ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 1997, na capital federal,ao qual ele era Senador da Republica,casou-se com a antropóloga Berta Gleiser Ribeiro, e depois com Cláudia Zarvos. Não teve filhos. No seu último ano de vida, se dedicou a implantação de cursos de educação a distância, com objetivo de conquistar mais profissionais da área da educação.

Foi um dos antropólogos brasileiros que mais teve diversidade em suas atividades e, dentre esses, aquele cuja atuação política alcançou maior repercussão na esfera pública, com seus estudos e sua participação cultural,Darcy Ribeiro mostrou ao mundo e ao Brasil a interação cultural e a importância da antropologia para a cultura do país.    

Ao longo do tempo, Darcy vivenciou mudanças tanto politicas quanto culturais que mudaram a “face” do Brasil. Aponta-se como ilustração dessas mudanças o exílio ao qual passou durante a Ditadura Militar, em contra partida, a grandeza do conhecimento adquirido no exílio, cujo o qual ajudou na reformulação das leis, mais especificamente na área da educação.Como por exemplo,no caso onde Darcy implanta o ensino a distancia no ultimo ano de sua morte. Não deixando de esquecer a coletânea de livros de cunho científicos, antropológicos e entre outros  assuntos, destacando-se os livros de cunho antropológico das civilizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com