TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

História da Democracia

            O termo Democracia tem origem no grego demokratiá que é formada por demos que significa povo e kratos que significa poder. É um sistema político em que a sociedade molda as decisões do governo, ou seja, o povo tem voz para decidir por si mesmo.

            Nascida em Atenas a Democracia possuía o intuito de levar igualdade para as sociedades, todos possuindo liberdade de expressão para opinarem subjetivamente sem serem retalhados ou descriminados por pensarem de um modo contrário ao governo. É exatamente o contrário do Totalitarismo que concentrava todo o poder do estado na mão de uma única pessoa ou entidade.

            Deis dos primeiros tempos e primeiras civilizações, era notável que a convivência em torno de uma sociedade atrairia um sentimento de guerra e procura do poder, a realidade era que quem possuísse o poder tinha em suas mãos todo o controle. Os Gregos começaram a se destacar em meio as outras nações, por sua força e controle, conseguindo manter seu comercio favorável durantes as guerras. Atenas passava por um período de regimes vingativos que eram aplicados pelos tiranos, após esses abusos de poder um grupo de Aristocratas expulsaram os tiranos da cidade, dando assim o início do pensamento de Democracia, que se tornaria um sistema de governo totalmente novo. O poder dos pobres sobre os ricos, era assim que esse novo modo de governo era visto pelos Atenienses, não existia mais diferença entra a elite e os povos comuns, ambos tinham a lei a seu favor. A democracia e suas instituições entraram em colapso em função da Guerra do Poloponeso, quando Esparta liderou uma confederação contra os atenienses. A hegemonia ateniense despertava uma grande insatisfação e rivalidade por parte de cidades rivais, como Tebas, Esparta e Corinto. Quando Atenas apoio a colônia corintiana Córcira a se rebelar contra Corinto, essa rivalidade atingiu seu ápice e desencadeou-se o conflito.

            As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos:

  • Direta: primeira Democracia vigente, aquela em que os próprios cidadãos participam diretamente no processo de escolha de decisões, em outras palavras, o povo detém o poder no seu país, sem intermediários.

  • Indireta e Representativa: a população escolhe um representante adequado por meio do voto, ele tomara as decisões políticas de acordo com as necessidades do povo.

  • Semidireta: é uma forma de democracia que possibilita um sistema mais bem-sucedido de democracia frente as democracias Representativa e Direta, ao permitir um equilíbrio operacional entre a representação política e a soberania popular direta.

            A Democracia tem ligação com os Direitos Humanos já que ambas buscam igualizar todos perante as decisões políticas, visando direitos naturais de vida sem discriminações. A liberdade, o respeito dos direitos humanos e o princípio da organização de eleições honestas e periódicas são valores que constituem elementos essenciais da democracia. Por sua vez, a democracia proporciona o quadro natural para a proteção e a realização efetiva dos direitos humanos. Esses valores são encarnados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e desenvolvidos no Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, que consagra uma série de direitos políticos e liberdades civis que constituem os pilares de uma verdadeira democracia estimulando homens e mulheres a uma análise crítica para transformarem a realidade em que vivem.

            Deis do surgimento do regime Democrático até os dias atuais, houve mudanças conforme o tempo, isso porque as transformações em torno do próprio homem e seu modo de governar passaram por desenvolvimento.  O surgimento da internet e a evolução das telecomunicações trouxe novas portas para o conhecimento da Democracia. Hoje o cidadão pode se denominar um civil Ciberdemocratico, participando e controlando sua vida pública e política sem precisar sair de casa.  Não se pode ignorar as possibilidades que essas tecnologias trouxeram para o acesso ao âmbito da Democracia. Além disso, a internet já se transformou em uma ferramenta importante no processo de discussão democrática e na difusão de ideias de partidos políticos, campanhas eleitorais, ou mesmo individuais, através de blogs, redes sociais, mídias alternativas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com