TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância – UAB/ EAD

Curso de Especialização em Gestão Publica Municipal

Disciplina de Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro

Prof. Eronildo Barbosa da Silva

Com o advento da conquista da democracia, em meados da década de 80, o país obteve grande avanço nas áreas econômica, política e social. Merece grande destaque a promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988, devido a ela, o Estado brasileiro volta a conceder aos seus cidadãos os direitos de liberdade de expressão, manifestação e reunião que haviam sido mitigados pela ditadura militar. Também previsto pela Constituição Federal, o País voltou a escolher seus representantes por meio de eleições diretas.

A constituição por si só já seria assunto para um extenso artigo devido à variedade de novidades que ela trouxe consigo, entretanto nos manteremos focados nos avanços e eventuais retrocessos no processo de modernização e desenvolvimento que o Brasil vivenciou após a conquista da democracia.

O maior progresso do período de democratização foi a implantação do plano real em fevereiro de 1994, pelo então presidente Itamar Franco, tal plano trocou a moeda do país e o tirou da forte crise a que estava acometido, com índices de crescimento mínimo e altas taxas de inflação. No entanto, houve outros planos de estabilização monetária antes do real. Os planos antecessores tiveram em comum o sucesso logo no início da instituição, seguido pelo fracasso devido a uma diversidade de fatores econômicos, e a frustração dos planos minava a confiança popular no governo, estes planos foram, plano cruzado, cruzado II, plano Bresser, plano Collor e Collor II.

Ainda no governo de Itamar Franco iniciou-se o processo de desestatização com a instituição no Plano Nacional de Desestatização, essa medida foi responsável por uma grande arrecadação nos anos seguintes e possibilitou a manutenção do plano real, pois no balanço de capitais, o dinheiro das privatizações compensava o déficit em conta corrente.

O governo seguinte, Fernando Henrique Cardoso (FHC), seguiu com as privatizações, desta vez tirando o monopólio estatal nas áreas de energia, siderúrgica e telecomunicações.

Se pelo ponto de vista econômico, a desestatização foi muito boa para o desenvolvimento do país, especialmente no setor da energia, em que foi fundamental para o aumento dos investimentos e mais tarde alcançar a auto-suficiência em petróleo, do ponto de vista social ela foi ainda melhor, pois a partir daí houve concorrência entre empresas prestadoras de serviços privadas, o que diminuiu os valores de alguns bens e serviços aumentando o poder de compra da população.

Sob o comando de Fernando Henrique Cardoso foi criado o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER) e o Programa de Incentivo à Redução do Setor Público Estadual na Atividade Bancária (PROES), programas que evitaram a desestabilização do setor financeiro. Foi criado também o sistema de metas de inflação e a lei de responsabilidade fiscal, esta ultima foi uma divisa na história da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com