TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia dentro do sistema político

Relatório de pesquisa: Democracia dentro do sistema político. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

2. A Democracia dentro do sistema político

2.2 Antagonismo político como pressuposto do sistema

Desde sempre, que o homem tem tornado evidente a sua necessidade de agregação com os seus pares. Segundo a ideia desenvolvida por Aristóteles este é um animal social por natureza, carecendo de se associar para ver realizadas algumas das suas necessidades, que não o seriam numa situação de isolamento.

Antes destas necessidades atingirem os padrões cuadonantes com a sociedade contemporânea, centravam-se em aspectos primários como a sobrevivência, o que pressupõem a cooperação entre elementos constituintes do grupo.

Para além do sentido de cooperação, o conflito assume de forma igual um papel de constante presença entre os indivíduos, sendo as contradições geradas o principal motor da evolução.

São estes os pressupostos do sistema político: conjunto composto por partes que interagem entre si, organizadas hierarquicamente, dotado de um conjunto de valores racionais fundados pelos próprios elementos, influenciado por forças centípedas e centrífugas, e limitado por ordens normativas, sociais ou jurídicas.

2.2.1 – Formas de manifesto dos antagonismos

O conflicto, ou antagonismo, presente no sistema político pode surgir em diferentes perspectivas. Tendo em conta que este é feito por concepções gerais que representam a ideia dominante do grupo, haverá sempre ideias que numa representação esquemática se localizem na margem da generalidade , gerando assim a primeira categoria de conflitos.

Seguidamente, podemos identificar na luta pelo poder a segunda categoria, ou seja, governados opositores aos governantes, e, por ultimo, conflicto entre os próprios elementos do sistema na procura da sua própria ascensão.

Os conflitos existentes levam a que os homens se juntem em grupos de iguais interesses, valores e contextos, divididos diferentes aspectos.

O fator socioeconómico assume principal destaque na tese marxista, segundo a qual é a própria luta e classes a força impulsionadora da história . Outras ideias relacionadas com a segregação por posicionamento económico, como defende Maurice Duverger, centram-se no grupo de ‘’oprimidos e privilegiados’’, estando os primeiros focados na procura de melhores condições de vida, e os segundos na manutenção dos privilégios adquiridos.

O fator racial não se revela de forma homogenia entre as sociedades, tendo maior enfase em regiões da América Latina e do Sul dos estados Unidos da América, por exemplo. A sua emergência ‘’não resulta de uma natureza fisiológica das raças, mas sim da ideia coletiva adoptada a respeito das raças e dos comportamentos delas resultantes’’ .

Para ilustrar o tipo de conflitos recorrentes desta segregação podemos referir todas as medidas anti-semitas aplicadas ao longo da história, ou o Apartheid da África do Sul.

As divergências territoriais tiveram origem com o processo de sedentarização do homem. Os territórios mais férteis seriam primeiramente reclamados pelas sociedades mais desenvolvidas. Com o desenvolvimento das populações, e a necessidade de associar ao estado um território, a definição de fronteiras tornou-se prioritária.

O conflicto Israelo-palestiniano é um exemplo de uma situação em que duas facetas opositoras em relação ao território não conseguiram convergir numa ideia de benefícios comuns.

Por último, e considerado o mais importante, é o elemento ideológico. Este tem a função de coordenar e sistematizar a oposição, levando a cabo uma contestação de valores e prioridades. O comportamento individual é integrado num conjunto capaz de influenciar o meio social e politico onde se insere.

Quando a fação social que se afasta mais do padrão geral das convicções da sociedade tenta fazer com que os seus ideais se tornem predominantes, incorre-se numa situação, que gerida de forma extremista, pode gerar conflicto entre a governantes e governados ou a própria população, (ver tabela 1)

Violência Material Luta armada e agressão militar

Repressão

Terrorismo

Violência económica

Pressão de empresas multinacionais

Greve

Bloqueio económico

Ações politica Organização partidária

Luta Ideológica Meios de comunicação social

Ensino

Tabela 1 - Formas de manifesto de antagonismos políticos

2.2.2 – Convergência dentro do sistema – Inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com