TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Atuais No Ingresso Da Advocacia

Por:   •  17/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Estagiário 4.0 – Estágio EPIV – 2023.2

Jacqueline Novaes Nascimento / Matrícula: 201607098547

Campus Madureira

                         DESAFIOS ATUAIS NO INGRESSO DA ADVOCACIA

A palestra foi sobre os desafios a respeito do mercado da advocacia, das oportunidades que a advocacia oferece para os recém-formados, sendo ministrada pela advogada Dra. Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB, há mais de 35 anos exercendo a advocacia e atuando na área empresarial e na área cível.

A advocacia teve uma mudança muito grande na sua atuação. Antes, era completamente diferente do que a gente vê hoje em dia, as petições eram grandes, os processos com muita citação de doutrina estrangeira e a qualidade do trabalho do advogado era avaliada pelo grau de robustez das pessoas. Os atendimentos eram físicos, tanto no tribunal quanto nos cartórios, ou seja, uma realidade totalmente diferente de hoje. Ocorre que, com a pandemia e o isolamento social, o processo eletrônico que já estava sendo implementado aos poucos, teve uma alavancada, começando no Rio Grande do Sul e depois sendo utilizado por todos os tribunais no Brasil inteiro. Houve uma grande transformação da advocacia por conta da pandemia do coronavírus.

Hoje o trabalho da advocacia é digital e raramente presencial. Acredita-se que essa transformação foi extremamente positiva para a advocacia, pois foi um facilitador para  a nossa vida e para nos tornar mais eficientes,  nos auxiliando no trabalho, ou seja, com o processo eletrônico e com a digitalização generalizada dos atos processuais, passou-se a ter mais oportunidades para advocacia do que antes da pandemia, eis que antes era muito regional, precisando muitas vezes de correspondentes e hoje com o processo eletrônico, podemos atuar em qualquer área brasileira desde que ele tenha uma carteira suplementar da OAB do local que queira atuar e mesmo com a necessidade de audiências presenciais temos a forma virtual.

Percebe-se que essa forma 100% digital permite uma atuação mais democrática com um custo muito menor de deslocamento para o advogado, fazendo com que ele possa participar de todas as etapas do processo que esteja atuando. Vale salientar a grande ferramenta que são os escritórios digitais, que facilitam o ingresso do jovem advogado na advocacia, sendo o escritório virtual uma tendência do futuro.

O importante é sempre estar atualizado e utilizar todas as ferramentas possíveis para exercer a advocacia com ética e responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com