TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES E OS ATUAIS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS

Dissertações: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES E OS ATUAIS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 13

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES E OS ATUAIS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS

LEDA MARIA BEZERRA DE MENEZES - ¹

RESUMO

Em se tratando da Pedagogia da Virtualidade percebe-se que houve, ao longo dos anos de história do homem, uma evolução na “tecnologia da educação”. Nesse sentido, analisamos a influência dessa tecnologia na vida do homem social da atualidade, a missão do sistema educacional e as transformações da sociedade oral à sociedade em rede Tecnológica, processos comunicacionais e a Tecnologia na Educação, tendo em vista, discutir a necessidade de mudança do profissional da educação frente à evolução tecnológica. Além disso, será abordada a importância da Pedagogia Cooperativa que retrata os princípios da cooperação na formação continuada do professor, visando uma pedagogia mais humana que promova aprendizagem permanente. Nesse sentido, a reflexão aprofunda as questões que se referem à vivência nas escolas desses princípios e como eles favorecerão aos docentes uma relação dialética, que se traduz em uma formação continuada significativa, levando-os a ressignificarem sua prática, transformando-a na prática de uma pedagogia da cooperação. Nesse contexto, perceberemos que na visão de um novo paradigma educacional, a aprendizagem está centrada no aluno e não no ensino. Assim, o professor passa de transmissor para mediador entre o conhecimento acumulado e o interesse e a necessidade do aluno. Além disso, salientamos a importância de se educar para a ética da compreensão e solidariedade humana e concluímos que o caminho para uma educação de qualidade esta na capacidade de adaptação, onde as TIC sejam utilizadas como ferramentas que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem como um meio e não um fim para o ensino.

Palavras-chave: Educação, capacitação de docentes, tecnologia

ABSTRACT

Key words: Docent, education, technology.

____________________

¹Aluna do curso de especialização em Docência no Ensino Superior pela Cesumar. Médica Veterinária graduada pela Unoeste, 2004.

1. INTRODUÇÃO

O contexto mundial apresenta a nova sociedade, denominando-a de “sociedade do conhecimento ou digital”. Esta nova realidade caracteriza-se pela fundamentação a partir dos avanços tecnológicos e da informação em rede. A estruturação dessa nova sociedade está alicerçada na Realidade Virtual, o que significa um salto do uso do computador como brincadeira à ferramenta de aprendizagem e trabalho.

No que diz respeito à tecnologia, sociedade e educação, percebe-se que a missão do sistema educacional e as transformações da sociedade oral à sociedade em rede tecnológica são processos comunicacionais que envolvem a Tecnologia e a Educação numa visão holística. Nesse sentido, a tecnologia pode ser entendida como uma ciência ou ser tratada como artes ou ofício.

No caso da tecnologia Educacional, pode ser vista como uma evolução utilizada desde o princípio da educação sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra - ardósia; usa-se a tecnologia do livros didáticos e, atualmente, diversos países debruçam-se sobre quais seriam os currículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida. No mundo ocidental, um dos grandes desafios é agregar às novas tecnologias - TICs tais como os meios de comunicação atuais como a internet, a televisão, o rádio e os softwares ao modelo antigo de educação.

Desse modo, faz-se necessário repensar a práxis e a postura profissional com o intuito de redefinir as exigências dessa realidade, visto que novas habilidades e competências emergem nesse mundo novo, informatizado e virtual. Através dessas premissas, é possível elencar, de acordo com Toro (1996), algumas exigências que se fazem emergentes, tais como: a alta competência em leitura, escrita, interpretação textual (em vários tipos e gêneros), cálculo matemático, resolução de problemas, expressão escrita, capacidade para descrever, analisar e criticar o ambiente social, histórico e cultural além de localizar, acessar e usar informações acumuladas (TIC e outras tecnologias), recebendo criticamente os meios de comunicação de massa.

Assim estes fatores são apenas alguns requisitos para o exercício da cidadania na sociedade do conhecimento que devem e precisam ser levados em consideração. Além de outros elementos fundamentais para o profissional deste terceiro milênio, tais como: a capacidade para criar, decidir e trabalhar em equipe e adquirir intimidade com as novas tecnologias, tornando-as uma aliada na construção do conhecimento e para a contribuição de uma esfera cidadã.

Contemporaneamente, novos valores vão surgindo, colocando a modernidade em seu limite histórico. Uma nova ciência começa a ser criada, baseada em um outro logos, não mais operativo, mas que tem na globalidade, na interatividade e na integridade seus focos e vetores mais fundamentais (Toro,1996).

E, é nesse contexto que o sistema educacional se encontra e tem razão de ser, dentro da perspectiva de seus processos metodológicos, e se justifica levando em conta, em seus processos didático-pedagógicos, a natureza e as especificidades deste mundo de comunicação e informação.

Porém, observam-se os novos recursos da comunicação e informação estão sendo incorporados a partir de uma perspectiva instrumental, como apenas mais um recurso didático-pedagógico. Não se pode pensar que a pura e simples incorporação desses recursos na educação seja uma garantia de que se esteja fazendo uma nova educação, uma nova escola para o futuro, muito pelo contrário, vêem que esta incorporação relaciona-se, basicamente, a utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas para pura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com