TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIAS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E DESAFIOS ATUAIS

Por:   •  1/6/2017  •  Seminário  •  6.125 Palavras (25 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ADRIELLY MAGNAGO

ALEXANDRA

ALINE CAMPOS

JAQUELINE MOTA

LARISSA

SOLANGE CORREA

STEFANY LYRA

YASMIN FERNANDES

FAMÍLIAS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E DESAFIOS ATUAIS

VITÓRIA

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO                                                                                                         3                                                                                                                                                                                                

2. CONCEITOS E DIVERSIDADES FAMÍLIARES NO REINO UNIDO                      4                        

2.1. FAMÍLIAS ORIUNIDAS DO SUL ASIÁTICOE DAS CARAÍBAS                           5

2.2. ALTERNATIVAS DO CASAMENTO: COABITAÇÃO E CASAIS HOMOXESSUAIS                                                                                                        5                                                      

2.3. CASAMENTO E DIVÓRCIO NO REINO UNIDO: AGREDADOS MONOPARENTAIS, FAMÍLIAS RECOMPOSTAS, O ‘PAI AUSENTE’ E MULHERES SEM FILHOS                                                                                                                7                                                                                  

3. ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS: FUNCIONALISTAS E FEMINISTAS              9                      

4. VIOLÊNCIA NO ÂMBITO FAMILIAR                                                                    11                                                                                                                    

4.1 INCESTO E ABUSO SEXUAL INFANTIL                                                            12                                                

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                   14

6. REFERÊNCIAS                                                                                                      15

1. INTRODUÇÃO

        O trabalho aqui proposto como requisito da disciplina Introdução ao Pensamento Sociológico, no curso de Serviço Social da Universidade Paulista (UNIP), tem por finalidade apurar os conceitos de famílias que compõe a nossa sociedade desde décadas passadas, trazendo as mudanças e seus efeitos sobre a nossa vida íntima desde então.

        O estudo referido se inspira na obra Sociologia de Anthony Giddens (2008) que aborda o tema famílias, num ponto de vista histórico e crítico, levando em consideração as principais interpretações sociológicas relativas a tais conceitos. Bem como apresentar as posições discordantes dos sociólogos que conduzem estudos referentes à família e a vida familiar, perspectivas adotadas, ainda há poucas décadas, aparentam ser ainda menos persuasivas, considerando os estudos mais recentes e as transformações importantes que ocorreram no mundo social. É importante caracterizar a evolução do pensamento sociológico, antes de averiguarmos as abordagens contemporâneas no estudo da família como a diversidade no âmbito familiar, a violência no seio da família, casais homossexuais, agregados monoparentais e a dessemelhança das famílias de diferentes partes do mundo, todas elas presentes na atuação cotidiana do assistente social e, logo, objeto de análise e intervenção deste profissional.

2. CONCEITOS E DIVERSIDADES FAMÍLIARES NO REINO UNIDO

Giddens (2008) define alguns conceitos básicos sobre família, parentesco e casamento.

Segundo Giddes (2008, p. 175):

                                           [...] Uma Família é um grupo de pessoas unidas diretamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças. Os laços de parentesco são relações entre indivíduos estabelecidos através de características por meio de linhas de descendência que ligam familiares consanguíneos (mãe, pai, filhos e filhas, avós, etc.). O casamento pode ser definido como uma união sexual entre dois indivíduos adultos, reconhecida e aprovada socialmente.

Conclui ainda que, quando duas pessoas que se casam, automaticamente, se tornam parentes. Percebe-se assim que o casamento une um número mais vasto de pessoas que se tornam parente. Ou seja, pais, irmãos, e outros familiares de sangue tornam-se parentes do outro cônjuge através do casamento. As relações familiares são sempre reconhecidas dentro de grupos de parentesco mais amplos, como a Família Nuclear “(...) a família composta por dois adultos juntos num mesmo agregado com seus filhos biológicos ou adotados.” (GIDDENS, 2008, p. 175), que, em quase todas as sociedades, está inserida nas redes de parentesco mais amplas. Quando algum outro parente, além do casal e dos filhos, vive num mesmo agregado, ou está em contato próximo e continuo com eles, chama-se família extensa, que pode ser definida como um grupo de três ou mais gerações que vivem na mesma habitação ou muito próximas umas das outras.

Nas sociedades ocidentais, o casamento e, por decorrente, a família, está ligado à monogamia, tornando-se proibido, ilegal, o casamento de um homem com várias mulheres ou vice versa. Entretanto, esta não é uma situação semelhante a outras sociedades, como por exemplo, a oriental, logo se pode citar uma comparação feita entre diversas sociedades do mundo por George Murdock em meados século XIX, que descobriu a poligamia, nos quais eram presentes em 80% (Oitenta) das sociedades comparadas (Murdock, 1949). Contudo podemos citar que existem dois tipos de poligamia: a poliginia, na qual um homem pode ser casado com mais de uma mulher ou mesmo tempo; e a poliandria que se dava pelo casamento de uma mulher com mais de dois homens ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com