TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Administrativo - Contratos

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE DIREITO ADMINISTRATIVO II

VALOR:  até 3 pontos

TEMA: EQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

FONTE: TIMES NEW ROMAN – TAMANHO 12

ESPAÇO ENTRE LINHAS: 1,5

GRUPO: ATÉ 5 COMPONENTES

DATA DE ENTREGA: NO DIA DA 1ª npc

REALIZADA A ATENTA LEITURA DO TEXTO DE AUTORIA DO PROF. LUCAS ROCHA FURTADO, ACERCA DO TEMA “eQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS”, distribuído em 17/3,  RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR ENUMERADAS:

  1. Responda, de forma justificada, se a questão está certa ou errada: “A prevalência do interesse público sobre o particular torna imperativo, em âmbito administrativo, o princípio da obrigatoriedade do contrato (pacta sunt servanda), afastando a teoria da imprevisão, e consequentemente, o socorro à cláusula rebus sic standibus.”
  2. Julgue a questão de forma fundamentada: “O fato do príncipe, se redundar em oneração excessiva do contrato para o contratado, de molde a impedir a sua execução, é causa automática para a rescisão da avença, sem que tenha a Administração a obrigação de arcar com qualquer indenização pelos prejuízos experimentados pelo contratado.”
  3. Se a Administração deixa de providenciar determinado documento que impede a execução do objeto contratado, está caracterizado o fato da Administração. Portanto, é correto dizer que o fato da Administração ocorre quando uma ação ou omissão do Poder Público especificamente relacionada ao contrato impede ou retarda a sua execução.

Julgue a afirmativa e justifique se está certa ou errada.

  1. Responda à questão, justificadamente: “O restabelecimento do reequilíbrio econômico financeiro do contrato, previsto em cláusula contratual, em face de alteração de alíquotas de tributos incidentes, permite a celebração de termos aditivos com efeitos financeiros retroativos?”
  2.  É correto afirmar que os órgãos públicos devem adotar a sistemática de repactuação dos contratos de prestação de serviços de execução contínua, em detrimento da sistemática de adoção de índices gerais de preços para reajustamentos periódicos? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com