TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial - Engenharia Civil

Por:   •  17/11/2016  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO EMPRESARIAL

Trata-se de uma ação movida pela adquirente, Elizabeth Soares dos Santos, requerendo rescisão contratual, com devolução dos valores pagos mais danos morais, alegando descumprimento/ inadimplência da Construtora Tenda S/A. Por força do contrato entre as partes, o bem deveria ser entregue até 10/06/2010, que com a tolerância contratual por 180 dias, o prazo limite seria 30/12/2010, o que não ocorreu, até a data do ajuizamento da ação em 16/08/2012 – 18 meses a mais. Em primeira instância a adquirente ganhou a ação. Inconformada a Construtora Tenda S/A apelou ao Tribunal, porém sem sucesso, e a sentença de primeira instância foi mantida.

A situação vivenciada pelas construtoras/incorporadoras na relação de consumo que se obtém pelo contrato firmado corre sérios riscos, ao enfrentar dificuldades inerentes às obras e, de outro lado, a necessidade de cumprimento dos prazos assumidos em contrato. Lado contrário, a parte adquirente, também enfrenta situações que requerem planejamento e equilíbrio financeiro, frente aos custos de moradia no período de espera pela casa própria, acrescidos daqueles assumidos perante a Construtora na vigência do contrato. As empresas construtoras ao oferecerem um imóvel, ainda que na planta, têm o dever de ponderar todas as possibilidades de dificuldades e entraves que poderão surgir na construção e somente após pesadas e consideradas tais possibilidades, estabelecer o prazo final, somando aí a tolerância normal ao caso, entre 120 a 180 dias. Ter uma boa acessoria para acompanhar todos os passos, desde a assinatura do contrato até a entrega definitiva do bem, incluindo o prazo de garantia, bem como os eventuais reparos dos defeitos. No caso em questão ressalta-se uma acessória jurídica fraca e falha, já que, conforme o acórdão, os fatos alegados pela compradora não foram combatidos/contestados e, por isso mesmo, considerados verdadeiros.

Voltando para o lado do consumidor/comprador, aconselhável cercar-se de todo cuidado e atenção ao assinar um contrato de compra e venda. O melhor é contratar um advogado especializado no ramo, antes de assinar qualquer documento, com orientações de como ter os direitos de comprador garantidos, verificando legalidade do imóvel/empreendimento e, sobretudo, cláusulas equilibradas no contrato. Por fim, é importante o consumidor ficar atento às cláusulas abusivas, como a previsão de multas e penalidades apenas para o comprador; cobrança de taxas condominiais, impostos, antes da entrega do imóvel, totalmente pronto e sem defeito; redução do prazo de garantia, normalmente de 5 anos, com cláusulas contratuais de reparos; e ficar atento quanto a justificativas como período de chuvas, problemas burocráticos com a administração pública, habite-se e falta de mão-de-obra, situações que não podem ser consideradas imprevistas, porque são inerentes aos riscos da atividade da própria empresa construtora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com