TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Processual Civil (Recursos)

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Sobre os recursos no Código de Processo Civil (CPC/2015), assinale a afirmativa correta.

  1. Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito.
  2. Cabe recurso de agravo de instrumento contra a decisão que negar o pleito de produção de prova pericial, formulado na petição inicial.
  3. Não cabe recurso de agravo de instrumento contra a decisão que inverte o ônus da prova, podendo, todavia, ser impugnada por meio de recurso de apelação, após a prolação de sentença.
  4. As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, poderão ser suscitadas pelo apelado em contrarrazões.
  5. Das decisões interlocutórias proferidas em audiência admitir-se-á interposição oral do agravo retido, a constar do respectivo termo, expostas sucintamente as razões que justifiquem o pedido de nova decisão.

        Resposta letra D

  1. Acerca dos Recursos previstos pelo Código de Processo Civil/2015, assinale a alternativa INCORRETA
  1. Parte superior do formulário
  2. São cabíveis os seguintes recursos: apelação; agravo de instrumento; agravo interno; embargos de declaração; recurso ordinário; recurso especial; recurso extraordinário; agravo em recurso especial ou extraordinário; e embargos de divergência.
  3. Quando o Recurso for interposto por terceiro, cumpre a ele demonstrar a possibilidade de a decisão sobre a relação jurídica submetida à apreciação judicial atingir direito de que se afirme titular ou que possa discutir em juízo como substituto processual.
  4. A renúncia ao direito de recorrer depende da aceitação da outra parte, salvo nos casos de revelia.
  5. A desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquele objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

        Resposta letra D

  1. Segundo o novo Código de Processo Civil, a reclamação
  1. Parte superior do formulário
  2. Somente pode ser proposta perante os Tribunais Superiores.
  3. Fica prejudicada diante da inadmissibilidade ou do julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado.
  4. Pode ser utilizada mesmo após o trânsito em julgado da decisão, por não se tratar de recurso.
  5. É cabível para garantir a observância de precedente proferido em julgamentos de casos repetitivos, a fim de dar correta aplicação da tese jurídica.

              Resposta letra E

  1. Nos recursos,
  1. Como regra geral, a sentença substitui o julgamento proferido pelo tribunal no que tiver sido objeto de recurso, não incidindo o efeito substitutivo em segundo grau de jurisdição.
  2. A questão da tempestividade da interposição está afeta sempre ao tribunal, não cabendo ao juiz prolator da decisão ou sentença sua análise prévia.
  3. O sistema processual civil não permite em nenhuma hipótese o efeito translativo recursal, pelo qual fica o tribunal autorizado a julgar fora do que consta das razões ou contrarrazões recursais.
  4. Por ausência de previsão legal, não é mais possível aplicar-se o princípio da fungibilidade recursal em nenhum caso, ou seja, a possibilidade de o tribunal conhecer do recurso interposto erroneamente, recebendo-se o recurso correto à hipótese dos autos.
  5. Ocorre o princípio da singularidade, pelo qual para cada decisão judicial recorrível é cabível um único tipo de recurso, vedado à parte ou interessado interpor mais de um tipo de recurso contra a mesma decisão.

               Resposta letra E

  1. Acerca dos recursos na legislação processual civil, é INCORRETO afirmar que

a Lei n. 13.105/2015 aboliu o denominado agravo retido previsto na lei anterior revogada.

  1. A Lei n. 13.105/2015 considera como omissa, desafiando embargos de declaração, a decisão que deixe de se manifestar sobre tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.
  2. A Lei n. 13.105/2015 (Novo Código de Processo Civil), mantendo a disciplina de prerrogativa processual anterior, dispõe que os Municípios e suas respectivas pessoas indiretas de direito público gozarão de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, e em quádruplo para contestar.
  3. Excetuados, os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias, segundo o vigente Código de Processo Civil.

              Resposta letra C

Nome: Jéssica Cristina da Cruz Santos

5° Período de Direito (noturno)

Disciplina: Direito Processual Civil II (Recursos)

Professor: Ivan Barbosa Martins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (746.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com