TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito trabalho I

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

          Tipos de Empregado e Empregador

Empregado em Domicílio:

                Originado do trabalho artesanal, no âmbito familiar. Refere-se ao trabalho feito em casa, como por exemplo os trabalho das costureiras, sendo o domicilio, o local escolhido pelo empregado para a prestação do serviços ao empregador, podendo trabalhar tanto em seu próprio domicilio ou na sede do empregador. Para efetivar a caracterização do vínculo empregatício de ambas as partes, é preciso que o empregado em domicilio, tenha subordinação, que será caracterizada pela cota de produção, determinando dia e hora para a entrega do produto, enfim. Devendo este trabalho ser pessoal e não ser feito por toda família.

                A forma de pagamento do empregado é relativa, pois alguns ganham por peças produzidas ou tarefas realizadas.

Empregado Aprendiz: 

                É o trabalho realizado por pessoas de 14 a 24 anos, o qual se submete a aprendizagem, conforme demonstra o art. 428, CLT, este é um contrato especial, por prazo determinado, a aprendizagem pode se dar tanto no ramo industrial, quanto no ramo comercial ou rural.

                O menor aprendiz não poderá perceber salário inferior ao mínimo nacional por mês, calculado à base horária.

Empregado Doméstico: 

                É aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa pessoa ou a família, no âmbito residencial destas, conforme dispõe o art. 1º da Lei nº 5.859/72, é indiferente se o trabalho da diarista não é realizado em tempo integral, pois o interessante é continuidade da prestação de serviço, o fato da faxineira receber por dia, ou quinzena, não desqualifica sua condição de empregada doméstica também.

                 O contrato do doméstico, não tem por requisito a exclusividade, podendo prestar serviço a outras pessoas.

Empregado Rural:

                Para ser um empregado rural, deve-se atender aos mesmos requisitos do empregado urbano, ser pessoa física, prestar serviços de natureza continua, mediante subordinação, pessoalmente e com pagamento de salário. Somente será considerado empregado rural aquele que planta, aduba, ordenha, cuida o gado, o tratorista, o capataz, o peão, enfim que trabalhe com continuidade.

                Há uma distinção muito pontual, que deve destaque, o trabalhador domestico presta serviços, a pessoa ou família, que não tem finalidade de lucro, enquanto a atividade rural deve ser lucrativa, se houver plantação no sítio, mas não houver comercialização, o caseiro é empregado doméstico, porém se a plantação for comercializada, este mesmo caseiro passa a ser empregado rural, o mesmo vale para estância que destinam-se a comercialização de equinos de raça, para as mais diversas competições.                         

                Quando houver inadimplemento de salário, o trabalhador rural tem privilégio sobre o produto da colheita, o qual houver concorrido com seu trabalho.

Empregado Público:

                É o servidor da União, Estados, municípios, autarquias ou fundações, sendo regido pela CLT, não confundir com funcionário público, o qual ocupa cargo, enquanto empregado público tem função.

Trabalhador Temporário:

                É aquele empregado da empresa de trabalho temporário, embora preste serviço no estabelecimento do tomador de serviço ou cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com