TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito tributário

Por:   •  27/8/2015  •  Artigo  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO TRIBUTÁRIO

 O dia a dia das pessoas é regulamentado por normas e princípios da constituição federal, que define a organização administrativa financeira e política do estado, que acompanha os direitos e deveres do cidadão, ela tem entre a sua característica a generalidade.

Por ser a diretriz básica para manutenção do estado tendo o cidadão com gerador da renda por causa desta obrigação junto ao estado, pois é a principal fonte de receita tributária. É um tributo vinculado indiretamente por possuir uma hipótese de incidência numa atuação de obras públicas, que traz benefícios geral e não apenas para o contribuinte.

 É um direito público que visa atendimento dos interesses da sociedade. Os serviços públicos prestados ao cidadão das contribuições. Pagamos tributos diariamente como por exemplo: compras de supermercado, no consumo de energia elétrica, na prestação de serviço, até numa ligação telefônica.

 Cada pessoa paga imposto de acordo com sua renda, quanto maior for a renda maior é o valor da sua contribuição junto ao estado. Porque a lei não autoriza cobrar por qualquer coisa, pois a lei e a vontade do povo sendo representada por seus representantes.

 O estado tem que estudar uma forma correta não utilização dos recursos públicos para melhoria da sociedade, a intenção do direito tributário é que o estado os seus recursos de maneira mais eficiente possível. Também não se pode cobrar nada mais além do que a lei determina, tributário a igualdade se realiza através da capacidade contributiva. Assim para prestar serviços para a sociedade necessitam de recursos que vem dos tributos. Porem a renda que o estado utiliza vem de tributos em geral, não somente de impostos.

Consequentemente este direito está presente em nossas vidas ainda que indiretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com