TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

Indice

Introdução        

Objectivos        

Violência        

Definição        

Tipos de Violência        

Violência física        

Violência psicológica        

Violência verbal        

Violência do sexo        

Violência contra a mulher        

Combate a violência contra mulher        

Conclusão        

Bilbiográfia        

Introdução

Desde a criação do mundo, afirma-se que todo o ser vivo tem se deparado com a violência, especialmente a mulher, tem sido vitima de todo tipo de abuso e agressões devido à sua  fraqueza e a sua total submissão ao homem. Porém, com a Declaração dos direitos humanos, o valor da mulher foi sendo reconhecido, assim como a sua força em manejar qualquer tarefa que somente o homem realizava. Embora tenha baixado, a violência contra a mulher, nunca chegou de ser apagado por completo, ela ainda sofre descriminações, torturas mas pela sua   força ela continua lutando para criar um lugar seu na sociedade, livre de preconceitos, ela tem combatido contra as violências que recaem sobre ela.

Objectivos Gerais

Tem como objectivo geral o Combate a violencia contra a rapariga e a mulher.

Objectivo Espivifico

Tenho como por objectivo especifico:

  • Definicao
  • Tipos de violencia
  • Violencia contra mulher
  • Combate a violencia contra a mulher

Violência

Definição

O termo deriva do latim violentia[2] (que deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa. 

Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.

Assim, a violência diferencia-se de força, embora sejam palavras que costumam estar próximas na língua e pensamento cotidianos. Enquanto que "força" designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela acção corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro e, simplesmente, o agride. Existe violência explícita quando há ruptura de normas morais sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encarados como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades não ocidentais que os praticam.

Tipos de Violência

Violência física

A violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros, tapas e agressões com diversos objetos e queimaduras. A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma embriaguez patológica ou um transtorno explosivo.

Violência psicológica

A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É um tipo de violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho, importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.

A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.

Violência verbal

A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para importunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.

Violência do sexo

Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física. A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor: por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.

Violência contra a mulher

violência contra a mulher envolve os actos de violência, que se manifestam por meio das relações assimétricas entre homens e mulheres, envolvendo por vezes discriminação e preconceito. Para melhor entendimento da condição geradora da violência contra a mulher é necessário evidenciar a condição de relação entre gêneros onde ocorre e a sua definição. Violência de gênero é aquela exercida pelos homens contra as mulheres, em que o gênero do agressor e o da vítima estão intimamente unidos à explicação desta violência. Dessa forma, afeta as mulheres pelo simples fato de serem deste sexo, ou seja, é a violência perpetrada pelos homens mantendo o controle e o domínio sobre as mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com