TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Politicos e Cidadania do Brasil

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

                  Direitos Politicos e Cidadania do Brasil

Os direitos políticos constituem um conjunto de regras  fixadas, referentes à participação popular no processo político. Dizem respeito, à atuação do cidadão na vida pública do seu país. Estes direitos estão ligados a cidadania, que é um conjunto de direitos e deveres que devem ser garantidos, e para serem adquiridos é preciso obedecer a vários deveres que estão presentes dentro da sociedade. A cidadania esta ligada com os direitos, em especial os políticos, que tem extrema importância na sociedade, pois é com ela que são exercidos os nossos direitos, e assim construímos um Estado de melhor qualidade para o povo, escolhendo políticos de bom caráter e índole, competentes e que não sejam corruptos, para que estes possam criar novas normas, direitos e deveres para que a sociedade se organize de maneira correta e com igualdade para todos. Estes mesmos direitos políticos são base da democracia, pois é neles que são encontradas as ferramentas para  exerce-la. O objetivo dos direitos políticos é dar ao povo poder para que eles escolham seus representantes, prevalecendo assim a atuação da soberania popular.

Entre os direitos políticos, está o direito de sufrágio, que tem como objetivo permitir que o povo escolha seus representantes e que possam participar das atividades do poder do estado, sendo dividido em dois tipos, universal e restrito, sendo que o sufrágio universal é o direito de voto independente de exceções, e o restrito com apenas algumas exceções, e este ainda se subdividi em censitário, quando é preciso requisitos econômicos, e capaticário, quando deve mostrar uma característica notável.

O direito de voto é de suma importância, sendo que a partir dos 16 anos é opcional, e a partir dos 18 anos tornasse obrigatório. O povo ainda pode ter os direitos políticos privados, quando acontece a perda dos direitos políticos, o individuo não pode mais votar, o que pode acontecer em casos como de suspenção, incapacidade civil absoluta, condenação criminal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (744.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com