TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado e Serviço Social no Brasil Serviço Social, Direito e Cidadania

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

VALDIRENE HONORINA ESCOBAR DA ROSA, 1112965

TUTORA LOCAL: ELIANE BAÚ

RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO

CICLO I - MÓDULO B - FASE II

DISCIPLINAS: Estado e Serviço Social no Brasil

Serviço Social, Direito e Cidadania

VALDIRENE HONORINA ESCOBAR DA ROSA, 1112965

RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO

CICLO I - MÓDULO B - FASE II

DISCIPLINAS: Estado e Serviço Social no Brasil

Serviço Social, Direito e Cidadania

Relatório do Portfólio do Ciclo I – Módulo B – Fase II, apresentado para fins de avaliação nas disciplinas: Estado e Serviço Social no Brasil, Serviço Social, Direito e Cidadania do curso Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutora Local: Eliane Baú

Centro Associado: São Miguel do Oeste.

SÃO MIGUEL DO OESTE – SC

2017

SUMÁRIO:

1- INTRODUÇÃO:...................................................................................................04

2- DESENVOLVIMENTO:.......................................................................................05

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS:...............................................................................08

4- REFERÊNCIAS:.................................................................................................09

1- INTRODUÇÃO:

Para o presente relatório foram coletados dados junto ao CAPS de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, uma instituição que presta serviços à comunidade através de Políticas Públicas, as informações foram prestadas pela Assistente Social Carla Cristina Dalmoro e pela Enfermeira Silmara Fiore, através de uma breve entrevista realizada nas dependências da instituição. Durante a entrevista foram realizadas algumas perguntas que serão apresentadas no desenvolvimento do trabalho em forma de um relatório resumido sobre a instituição e o uso das políticas públicas em seu cotidiano.

Também, durante a entrevista foram levantados tópicos sobre o quanto é importante o funcionamento destes tipos de instituições públicas e como tem sido considerado um dos avanços significativos na Reforma Psiquiátrica Brasileira, seu papel fundamental é desempenhar a função de articuladores da rede comunitária de atendimento em saúde mental com os usuários do CAPS, apresentando-se também como um equipamento substitutivo, para o modelo de atenção centralizado na assistência hospitalar psiquiátrica que já não é considerado o ideal para tratamento em saúde metal.

2- DESENVOLVIMENTO:

O CAPS I do Município de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, foi implantado e 2008, hoje se encontra com suas dependências na Rua Barão do Rio Branco, 1977, Centro. É uma unidade que atende unicamente os munícipes desta cidade, o horário de atendimento é de segunda a quinta-feira das 07h e 30m às 17h e 30m, sem fechar ao meio dia, nas sextas-feiras o atendimento ao público é das 7h e 30m às 13h e 30m. O CAPS oferece a seus pacientes, transporte gratuito para que eles tenham um maior conforto em seus deslocamentos até a unidade, incentivando assim, que seus pacientes compareçam aos encontros.

Hoje o CAPS I atende cerca de 280 pacientes com idade acima de 12 anos, que apresentem quadros de doenças mentais graves, severas ou persistentes, bem como usuários e dependentes químicos ou alcoólicos.

A função dos CAPS é de prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, dependentes químicos e alcoólicos, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção delas a este espaço.

Foi inicialmente oficializado pela Portaria GM 224/92 que os definia como "unidades de saúde locais ou regionalizadas que contam com uma população definida pelo nível local e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de quatro horas, por equipe multiprofissional" (p.2441), atualmente são regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002(idem). Esta Portaria incluiu os CAPS no SUS (Sistema Único de Saúde), reconheceu sua complexidade de serviços prestados e sua amplitude de atuação, tanto no território onde se encontra, quanto na luta pela substituição do modelo hospitalocêntrico de atenção à saúde.

O quê exatamente os CAPS fazem e a quem atendem?

Os CAPS possuem equipe multiprofissional composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, etc.

Oferecem diversas atividades terapêuticas, tais como, psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, saúde mental, avaliações psicossociais, consultas médicas, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias, atividades comunitárias e encaminhamentos para internações em unidades hospitalares com vaga em psiquiatria. De acordo com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com