TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: O Processo Civil I

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Unic Rondonópolis

Discente: Ana Flávia Dutra de O. Maria.

Docente: Bruno Torquete                        sala: 210 A

Turma: Fair A 4S.                                   Disciplina: Processo Civil I

Oposição art 56-61

Constitui-se em uma demanda pela qual aquele que pretende, no todo ou em parte, a coisa ou direito sobre que pende demanda entre outras pessoas, vem propor sua ação contra elas, para fazer valer direito próprio incompatível com o direito das partes ou de uma delas. A oposição assegura economia processual, e oportuniza ao opoente se valer do processo já instaurado para nele incluir a sua demanda excludente da demanda do autor da ação principal ou da reconvenção do réu.

Oposição interventiva: A oposição deduzida antes da audiência, corre junto com a ação principal, e é julgada na mesma sentença.  O processo será formado por várias relações processuais: a ação principal, entre autor e  réu;   a ação de oposição, entre opoente e opostos.

Se for oferecida depois de iniciada a audiência, seguirá a oposição o procedimento ordinário, sendo julgada em prejuízo da causa principal. O juiz poderá sobrestar o andamento do processo original, por prazo não superior a 90 dias, fazer o apensamento das ações, e proferir a decisão de forma conjunta. Cabendo ao juiz decidir simultaneamente a ação e a oposição, desta conhecerá em primeiro lugar.

Podemos citar como exemplo: uma disputa judicial entre  Carlos e Jorge sobre determinado terreno. Ora, João, parte estranha ao processo, acredita que é o real proprietário do mesmo terreno, e por isso, intervém no processo, sob a modalidade de oposição para reaver o bem para si, de forma a excluir tanto o autor quanto o réu do processo original.


Nomeaçãoà autoria: art 62-69

É uma espécie de nomeação de terceiro provocada pelo réu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com