TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Meios às Mediações

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

A maioria dos manuais dos quais foram escritos para estudiosos de comunicação justificar o início da sociedade de massas ocorreu entre a década de 1930 e 1940, ignorando as mudanças históricas, políticas e sociais que aconteciam há quase um século dos anos 30.

As consequências da industrialização vão além do que a burguesia imaginava, e a mudança de vida das classes populares são evidentes neste momento. À medida que a tecnologia e as riquezas materiais expandiam, a população se tornava mais pobre de cultura e racionalidade em suas relações sociais.

Segundo Tocqueville, a sociedade de massas foi detectada inicialmente pelo “medo das turbas”. Após a Revolução Industrial, houve uma evidente separação nas classes sociais, que por consequência levou à uma consciência coletiva, definida Por Durkheim como “conjunto cultural de ideias morais e normativas”, essa consciência torna-se a chave para a democracia moderna, começa então a aumentar a perspicácia de que todos são livres e iguais.

O primeiro e grande exemplo dessa sociedade é o Estados Unidos, onde a população não trabalha necessariamente por dinheiro, mas pela compreensão do seu papel na máquina social.

A ideia de massa de fortalece no fim do século XIX e a burguesia começa a reagir a esse aumento, onde a grande massa tende a trabalhar a ordem social.

Através de ideologias, Freud e Le Bom estudam como sugestionar as massas a um fim, abrindo a chance de controlar as massas.

L'opinion et la foule é criada na década de 30 e 40, onde o conceito da crença religiosa passa a ser tratado como opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (22.9 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com