TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA EM CRISE

Por:   •  27/2/2016  •  Dissertação  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

EMPRESA EM CRISE

Sabemos que as grandes empresas produzem bens e serviços com eficiência oferecendo, desse modo, contribuições excepcionais para nosso país, além disso, empregam uma grande quantidade de pessoas, fazendo com que a economia se desenvolva.

        Mas muitas vezes as coisas não saem como o planejado, ou por algum motivo algo acaba dando errado, seja por má administração ou influência da moeda. Os exemplos a seguir mostraram duas empresas que devido a alguns problemas e algumas dificuldades tiveram que recorrer a recuperação judicial e até mesmo solicitar a falência.

A empresa Viação Aérea São Paulo (VASP), foi uma das maiores empresas aéreas existentes no Brasil, sendo fundada no dia 4 de novembro de 1933, com apenas dois aviões bimotores a empresa começou a operar 8 dias depois de sua fundação.

A VASP cresceu rapidamente e se tornou um ícone no meio de transporte aéreo no Brasil, mas devido a mudanças politicas e devido a necessidade da desestatização de empresas, a VASP foi vendida e adquirida pelo Grupo Canhedo, situado em Brasília.

Uma grande parte do capital da empresa pode ser adquirida pela fundação dos funcionários da própria empresa, a chamada VOE.

A empresa conquistou o meio internacional tanto em transporte de pessoas quanto em cargas aéreas.

As dificuldades financeiras que motivaram a queda da empresa VASP tiveram seu inicio a partir do momento em que faturava em moeda brasileira, porém devia em moeda estrangeira, ou seja, em dólar. Com isso a empresa se viu obrigada a reduzir até chegar a suspensão dos voos internacionais para sobreviver.

Devido a concorrência da VARIG, GOL e TAM a VASP perdeu mercado, sendo que paralisou suas atividades no ano de 2005, após uma intervenção federal devido às grandes dividas trabalhistas e fiscais.

A VASP realizou em 26 de julho de 2006 uma Assembleia de Credores, quando foi aprovado o plano de recuperação da empresa, com previsão de retomar as atividades com cargas e passageiros dentro de um prazo de 8 a 10 meses, com 12 novas aeronaves, adquiridas por meio de leasing. O juiz homologou no dia 24 de agosto de 2006 o seu plano de recuperação judicial, reafirmando a empresa retomar suas atividades dentro de um período de 8 a 10 meses. Mas isto não aconteceu até hoje.

Em novembro de 2012, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a decisão da justiça paulista que decretou a falência da empresa em 2008. Segundo o ministro Massami Uyeda, a suspensão se deve ao fato de interesses individuais de alguns credores terem impedido que o plano de recuperação judicial da empresa fosse executado. Os ministros da 3ª Turma do STJ concluíram que a recuperação judicial não era mais possível e a empresa novamente foi declarada falida em 6 de junho de 2013.

Por fim, a VASP teve sua autorização de operação cassada pela DAC e com isso, suas aeronaves hoje estão paradas por aeroportos de todo o país.

Semelhante a VASP, a empresa Dudony também não teve um final feliz.

Foi fundada em 1988, mas somente em 1992 que inaugurou sua primeira loja em Maringá, no Paraná e com o passar do tempo, foi ganhando espaço no restante do estado e na capital. Na sequência, entrou no interior de São Paulo. A rede, até meados de 2009, era a maior do Paraná com aproximadamente 110 lojas, empregando assim cerca de dois mil e quinhentos funcionários. Com três áreas de armazenagem e distribuição com onze mil metros quadrados localizadas em Maringá, cidade sede da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com