TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO INDIVIDUAL MAQUIAVEL E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO

Por:   •  27/11/2019  •  Seminário  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA

CURSO: DIREITO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA

PROFª: Ms. SOCORRO MOURA

TURMA: 09N1A

ALUNA: ANDRÉIA ALVES MAIA

ESTUDO DIRIGIDO INDIVIDUAL

MAQUIAVEL E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO

TERESINA, 21 DE OUTUBRO DE 2019.

  1. Em que consiste o realismo político de Maquiavel enquanto método de estudo?

Consiste em ver e examinar a realidade tal como ela é e não como se gostaria que fosse, por isso ele rejeita a tradição idealista de Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino, seguindo com a teoria dos historiadores antigos como Tácito e Tito Lívio, tendo como ponto de partida a realidade concreta.

  1. Como o realismo político de Maquiavel rompe com as análises anteriores a ele sobre o Estado e a política?

Em busca de reinar a ordem e instaurar um Estado instável, Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos idealistas Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino, trazendo uma nova e radical articulação sobre o pensar e fazer política, colocando fim a ideia de uma ordem natural e eterna.

  1. Demonstre a função de cada um dos aspectos que constituem o método de estudo de Maquiavel abaixo listados:

  1. A história

A função da história é estudar o passado para prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que foram empregados pelos antigos. Meios esses, que se adequem aos acontecimentos atuais, caso não surtam os efeitos esperados, criar a partir de então novos meios e métodos, segundo a semelhança dos acontecimentos.

  1. A natureza humana

A natureza humana teve como função mostrar a Maquiavel que os traços humanos são imutáveis e geralmente ruins, tornando a história cíclica, ou seja, repetitiva, pois os humanos são ingratos, covardes, volúveis, etc.

  1. Os conflitos sociais

Os conflitos sociais surgem pela expressão da natureza caracteristicamente imutável dos humanos.

  1. O poder político

Para resolução dos conflitos humanos foi necessário criar um poder político como forma de estabelecer a ordem e manter o controle da sociedade.

  1. Produza um diagrama que expresse a relação entre os elementos que constituem o método de estudo de Maquiavel.

[pic 1]

  1. Em que consiste o problema central da obra de Maquiavel, e que fatores o desencadeiam?

O problema central da obra consiste no nascimento da ciência política e o realismo político, visto que busca encontrar a solução para o problema da instabilidade política, criando mecanismos que imponham a estabilidade das relações que sustentam uma determinada correlação de forças. Os fatores responsáveis por isso são os conflitos de interesses entre dominados e dominantes provenientes da natureza humana imutável que gera a desordem.

  1. Que relação tem o problema central da obra de Maquiavel e o contexto histórico geral e específico em que ele a produziu?

Maquiavel nasceu e cresceu em um ambiente instável politicamente, onde seus gestores não conseguiam se manter no poder nem por dois meses, um problema que foi enfrentado pela Europa até que chegassem a Modernidade. Aos 29 anos, Nicolau começou a exercer seu primeiro cargo público, e vivenciou então a tal instabilidade quando o atual gestor de Florença fora destituído e os Médicis retornaram ao poder e o demitiram. Algum tempo depois, foi considerado suspeito de ajudar na tentativa fracassada de derrubar os Médicis, então foi exilado, então durante seu retiro forçado deu início a criação da honra “O Príncipe”, que é considerada um manual político para governantes que buscam ser bem sucedidos, onde o autor descreve fracassos e sucessos de governos que conheceu durante seu período de servidor público, dando conselhos de como agir para manter um Estado estável politicamente.

  1. Dentro da abordagem da obra de Maquiavel que interpretação ele faz da política, e em que essa se diferencia das interpretações a ele anteriores?

Maquiavel acredita que o problema político está em encontrar mecanismos que imponham a estabilidade das relações, que sustentam uma determinada correlação de forças entre os grupos sociais, sugere que há duas respostas para anarquia humana: o Principado (quando a nação se acha ameaçada de decomposição e precisa de um governo forte, que crie e coloque seus instrumentos de poder para inibir as forças contrárias, causadoras de tal situação) e a República (quando a sociedade já encontrou seu equilíbrio, o poder político cumpriu seu dever de regenerar e “educar”, e então ela estará preparada para a República, onde o povo é virtuoso, as instituições são estáveis, e os conflitos sociais são saldáveis, existindo uma dinâmica nesta interação). Assim, Maquiavel substitui o reino do dever ser, da filosofia anterior, pelo reino do ser, da realidade.

  1. Considerando a (re) interpretação que Maquiavel faz da política, como no interior dessa é possível diferenciar a ética política da ética do indivíduo?

A política possui uma ética e uma lógica muito própria, que não se enquadra no tradicional moralismo cristão. O príncipe deve se guiar pela necessidade, sabendo agir conforme as circunstâncias, utilizando meios de não ser bom quando for necessário, usufruindo do jogo da aparência e a essência. A ética do indivíduo prega a bondade angelical que espera recompensas no céu, enquanto a política prega agir de acordo com as circunstâncias, buscando o poder, a honra e a glória, independente do que precisará fazer para consegui-los.

  1. Que relação se estabelece entre a ética política e a ética do indivíduo considerando o contexto histórico geral em que Maquiavel produziu sua obra, e o que ele propõe para quaisquer contextos?

A ética política é utilitária, ou seja, são morais todos os atos úteis à comunidade, ao passo que são imorais os atos que tiverem em vista a satisfação de interesses egoístas, que entrem em conflito com os interesses da coletividade. Rompeu então com a ideia dominante de que o príncipe deve ser sempre bondoso (no sentido cristão da palavra). Havia, portanto, uma razão de estado por trás da ética utilizada pelo príncipe.

  1. Como Maquiavel tipifica as formas de governo? Analise cada uma delas, mostrando em que consistem.

As formas de governo seria como Principado ou República, onde o Principado consiste na fase inicial de organização do Estado, ou seja, na sua fundação, período em que a nação se sente ameaçada de decomposição e precisa de um governo forte, que possa protege-los contra as forças externas que buscam fragmenta-los. A república consiste na fase em que a sociedade já encontrou seu equilíbrio, o governo já cumpriu sua função regeneradora e educadora, as instituições são estáveis, as relações sociais dinâmicas e saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com