TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO PROFISSIONALIZANTE DA ÁREA DO DIREITO

Por:   •  8/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIRB-FACULDADE REGIONAL DA BAHIA CAMPUS ARAPIRACA

EWERTON FRANÇA DA SILVA

BIOMEDICINA E OS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO ESTUDO PROFISSIONALIZANTE DA ÁREA DO DIREITO

[pic 2]

UNIRB-FACULDADE REGIONAL DA BAHIA CAMPUS ARAPIRACA

EWERTON FRANÇA DA SILVA

BIOMEDICINA E OS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO ESTUDO PROFISSIONALIZANTE DA ÁREA DO DIREITO

Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso solicitado pelo Prof. Me João Marcos Francisco Sampaio como requisito parcial para aprovação na disciplina de Conclusão de Curso I da Faculdade Regional Brasileira – Polo Arapiraca.

                                   

SUMÁRIO

  1. Introdução        04
  2. Conceito base para disciplina biomedicina        05
  3. Diferença entra biomedicina e medicina        05
  4. Quanto a carreira na biomedicina        06
  5. História        06
  6. Conselho        07
  7. Atuação e regulamentação do biomédico.        08
  8. Considerações finais        11
  9. Referências bibliográficas        12

INTRODUÇÃO

A crescente conscientização para que as diferentes áreas do conhecimento se integrem em prol do bem comum da sociedade, por meio de uma atuação multidisciplinar é destaque na atualidade. E por meio dessa pesquisa observa-se que dentre os profissionais da saúde, o biomédico tem destaque nessas multidisciplinariedades nas, mas diversas áreas ligadas a saúde, cuja regulamentação da profissão se deu pela Lei n.º 6.684, de 03 de setembro de 1979. Segundo o Art. 4º da referida lei, ao biomédico compete atuar em equipes de saúde, a nível tecnológico e nas atividades complementares de diagnósticos.

O que se busca nesse artigo é a apresentação do vasto campo de atuação do biomédico e sua sustentabilidade profissional, destacando as necessidades de competência técnicas e suas regulamentações, evitando transtornos, danos a terceiros e ao próprio profissional e com isso podendo ser acionado nas esferas administrativa, cível e penal.

4

CONCEITO BASE PARA DISCIPLINA BIOMEDICINA

Para firma um compromisso com a tão conceituada matéria vale lembrar que em seu âmbito profissional há de imensa importância, pois é com estudos da área que consegue haver a descoberta de novos métodos para inovação tecnológica. Biomedicina é uma matéria que fica entre Biologia e Medicina, mas a frente será retomada essa teoria. Havendo uma primazia e equidade entre as partes, a Biomedicina traz para seu campo de atuação os aspectos intermitentes da ala Medicina, quando se fala em trazer significa que ambas andam em particularidades diferente, uma caminha para parte teórica e outra para pratica.

DIFERENÇA ENTRA BIOMEDICINA E MEDICINA

A diversidade das duas e suas particularidades são notadas a partir do momento em que uma precise adentrar na outra para apreciar algumas informações. Logo nos parágrafos acima foram mencionados a importância de uma para com a outra, neste paragrafo haverá uma distinção do campo de atuação de ambas, um breve relato sobre atuação de ambas. A biomedicina advém com interesse de particularizar, fundamentar, interagir, renovar ou até mesmo modificar o ramo de estudo da medicina , um exemplo mais claro é o fato de a biomedicina trazer inovações para um certo diagnostico de uma doença, ou para comparar com a biologia podemos dizer que tal doença precisa de suporte para uma nova  descoberta de medicamento. Então, resolve-se informar que o campo de atuação desta área tão subdividida trouxe para a ciência um entendimento diferente sobre o significado e funcionamento dos fatores primordiais para manutenção das teorias bases das matérias supracitadas. Como já foi mencionado acima e será reforçado para exprimir tal conhecimento sobre o feito estudado: Biomedicina é uma área que atua em análises laboratoriais afim de obter novas descobertas, sintomas e funcionamento de doenças, bem como para a resolução de diagnósticos e seus tratamentos, vale lembrar que a parte preventiva também adentra nos aspectos ideológicos do estudo. Podemos prevalecer na fonte de estudo o fato de que a Biomedicina chega predominantemente de forma teórica, ou seja, de forma que o estudo é uma das principais bases para atuação do campo. Deve-se mencionar o fato que a medicina é um campo que atua na forma direta de aplicações dos fundamentos encontrados no campo da Biomedicina, a exemplo dos fatores que

acendem com magistratura e primazia o cargo que uma medico trabalha, que por[pic 3]

5

sua vez tem um paciente como intuito de cobrança para aplicabilidade da função. Por outro lado, e por mais parecidas que ambas sejam há uma grande diferença que foi salientada logo nos textos, isto se refere a fatores que predominam a vida acadêmica dos universitários que estudam os afins ideológicos das matérias. Está é citada por meio de que a Biomedicina se volta a parte teórica e a Medicina para parte pratica.

QUANTO A CARREIRA NA BIOMEDICINA

O acesso à profissão de biomédico ocorre através de formação específica na área e posterior inscrição no Conselho Regional de Biomedicina. No Brasil, o curso de biomedicina tem duração de 5 anos e engloba disciplinas como: anatomia humana, biofísica, citopatologia, química, microbiologia, genética, toxicologia, etc. A maioria dos biomédicos no Brasil trabalham com avaliações clínicas (serviços laboratoriais e análises biológicas de sangue, urina, fezes, etc). No entanto, a profissão também é voltada para a pesquisa e diversos biomédicos trabalham como cientistas em universidades e centros de pesquisas em busca de novos avanços para a medicina.

HISTÓRIA

A Biomedicina nasceu em 1966 no Brasil, com a sua aula inaugural ocorrendo no mês de março deste mesmo ano, ministrada pelo Prof. Leal Prado, desde então o curso vem sofrendo várias modificações no seu currículo, antes da criação do curso de Graduação de Biomedicina os profissionais eram usados para a docência em cursos de medicina e odontologia em matérias de conceitos básicos, partindo da ideia de que existia um mercado para a área de tal especialidade, o Conselho Departamental da EPM (Escola Paulista de Medicina) procedeu para que se pudesse obter condições para o funcionamento do curso de graduação dessa área, não somente graduação, mas mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com