TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 4 - AULA-TEMA: “AS RELAÇÕES JURÍDICAS SAÕ INFLUENCIADAS PELAS NORMAS JURIDICAS EXISTENTES OU AS RELAÇÕES JURIDICAS DERIVAM APENAS DAS RELAÇÕES SOCIAIS?”

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Anhanguera - Leme/SP

ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPAS 4

ETAPA 4 - AULA-TEMA: “AS RELAÇÕES JURÍDICAS SAÕ INFLUENCIADAS PELAS NORMAS JURIDICAS EXISTENTES OU AS RELAÇÕES JURIDICAS DERIVAM APENAS DAS RELAÇÕES

SOCIAIS?”

O QUE É RELAÇÃO JURIDICA?

De acordo com SEGURADO (1979), o Direito Subjetivo possui como elementos o Sujeito (ativo e Passivo), Objeto e Relação jurídica. O sujeito é a posição que o indivíduo se encontra na relação jurídica e não existe direito sem sujeito.

 Esta pode ser Ativa, quando o indivíduo está na condição de exigir. Já O Sujeito Passivo é aquele que possui a obrigação de cumprir. A obrigação pode ser de Dar, de Fazer e de não fazer. (SEGURADO, 1979)

Objeto é onde recai o direito do sujeito ativo e onde se estabelece a obrigação do sujeito Passivo. Assim como o Sujeito, não existe relação sem Objeto. Este pode ser um bem ou coisa, ou ainda, um direito como o direito à vida, à honra, à liberdade, etc.

Relação Jurídica é o que liga um sujeito ao outro (Ativo e Passivo). Nessa relação, as posições referentes ao sujeito ativo e passivo são recíprocas, pois enquanto o primeiro tem a faculdade de agir, o segundo tem o dever de cumprir. Os poderes e deveres se compensam. (SEGURADO, 1979)

Segundo ARAÚJO, é na Relação Jurídica que se entrelaçam os fatos sociais e as regras de Direito.

Para GUSMÃO, existem Relações Jurídicas decorrentes da criação do legislador para atender as demandas econômicas e sociais, ou seja, originam-se das relações humanas. E também existem aquelas que surgem exclusivamente da Lei, dos contratos, etc. Para o autor, a grande maioria das relações criadas são oriundas das relações sociais, entre duas ou mais pessoas, que são reconhecidas posteriormente pelo legislador. Uma vez existindo previsão legal, a relação jurídica não depende unicamente das partes envolvidas, pois encontra fundamento na lei, estando acima dos interesses dos sujeitos. (GUSMÃO, 2013)

O QUE É NORMA JURÍDICA?

Uma norma jurídica é aquela que é responsável por regular o comportamento da sociedade, se tal comportamento não for obedecido se aplicam as penalidades previstas.

Segundo Paupério:

 “A norma jurídica volta-se a forma comportamental do individuo, tem caráter coercivo. sendo uma simples ameaça de sanção o bastante para se conseguir a obediência de todos, a sanção é cumprida mesmo sem a vontade do individuo.”

Para Kelsen:

são atos de comando qualificados pela autorização da própria ordem jurídica positiva

    As relações jurídicas são relações entre duas pessoas ou mais, em que o direito atribui algum efeito. Essas possuem somente termos pessoais, ou seja, existem relações jurídicas entre pessoas mais nunca entre pessoas e coisas.

Existem dois tipos de relações jurídicas: as relativas que dizem respeito a relações pessoais, como, por exemplo, a família, já a relação abstrata diz respeito as relações com efeitos estendidos a todos.

Toda relação jurídica é uma relação social, porém o direito não tem efeito sobre toda relação social fazendo com que ela não seja uma relação jurídica.

 

O QUE É RELAÇÕES SOCIAIS?

Para que os membros de uma sociedade possam viver entre si com harmonia, existem diversas maneiras para isso, como a religião, a moral, as regras do trato social, e obviamente, o Direito.

Através do que pensamos referente à sociedade, podemos deduzir três características, a multiplicidade de pessoas, a relação entre cada uma delas, e seus comportamentos. Para a formação de uma sociedade não apenas basta um aglomerado de pessoas, mas sim que se interajam entre si, que demonstre seus comportamentos e como se relacionam. Através desta interação é possível prever dois comportamentos entre os indivíduos, o comportamento aprovado e o não aprovado, juridicamente falando licito e ilícito, e por esse motivo a sociedade necessita do direito.

O direito é um instrumento utilizado para a organização e harmonia dentro de uma sociedade, Émile Durkhein ressalta:

“a sociedade sem o direito não resistiria, seria anarquia, teria seu fim. O direito é a grande coluna que sustenta a sociedade.”

As fontes naturais do direito são constituídas por fenômenos sociais, por dados extraídos da realidade social, das tradições e dos ideais dominantes, com os quais o legislador, resolve questões que dele exigem solução, dá conteúdo ou matérias às regras jurídicas, às fontes formais do direito (leis, regulamentos etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com