TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ecológica

Resenha: Educação ecológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Ambiental

A definição de educação ambiental está associada ao modo como o ambiente é percebido sob o ponto de vista ecológico, uma visão aparente de ambiente. A educação ambiental deve estar voltada para uma concepção construída na interação escola e comunidade, mantendo o comprometimento com a preservação da vida. Fazem parte da construção da cidadania a compreensão e preservação do mundo onde estamos inseridos, o real entendimento desses processos permitirá ao cidadão posicionar-se frente às questões ambientais e às políticas públicas implantadas, que dizem respeito à organização e utilização do espaço e ambiente.

Na construção do conhecimento em defesa do meio ambiente é necessária a participação de todos os indivíduos no resgate de valores socioeconômicos e políticos, e dentro desses novos valores ambientais está o desenvolvimento de uma consciência crítica, ética e consequentemente ecológica.

O papel da escola nesse caráter definidor de educação ambiental será criar cidadãos mais comprometidos com o meio em que vivem, através de uma concepção crítica e coerente com a realidade.

A interação entre o homem e o meio ambiente necessita que este primeiro elemento seja educado a partir dos valores de sensibilidade e do apreço à natureza. O homem é tido como ameaçador do meio ambiente, visto isso, é necessário rediscutir a realidade com o intuito de formar cidadãos que possuam a capacidade de desenvolverem valores éticos comprometidos com as questões ambientais e ecológicas.

A educação ambiental tem grande relevância devido ao fato de promover o desenvolvimento de hábitos e atitudes de conservação ambiental e respeito à natureza, implicando em formar um pensamento crítico capaz de analisar as complexas relações da realidade natural, voltada para os valores e modos de inserção nos ambientes e culturas dentro dos padrões da sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com