TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para o Trânsito

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Educação para o Trânsito

Curso: Tecnologia em Segurança no Trânsito

Professor: Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,5 pontos)

Leia atentamente a reportagem a seguir: 

 

Caminhar ficou perigoso sem lombadas

Dos 42 atropelamentos desde dezembro, 22 ocorreram após início das aulas.

BLUMENAU - Desde que as 52 lombadas eletrônicas espalhadas pelas ruas mais movimentadas da cidade foram retiradas, em dezembro, andar a pé ficou mais perigoso. O número geral de acidentes se manteve estável, mas os atropelamentos aumentaram. Desde dezembro de 2010, 42 pedestres foram atingidos por veículos, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, quando as aulas começaram, a situação piorou quando comparada aos meses de férias: foram 22 pedestres atingidos por veículos. A Rua Amazonas é a mais perigosa, com oito acidentes do tipo entre dezembro e fevereiro e os números parciais de março não foram divulgados pelo Seterb*.

A aposentada Maria dos Santos é uma das vítimas. Quarta-feira, às 16h20min, estava na Rua das Missões, indo pedir autorização de uma cirurgia para a filha na Unimed, quando um carro a atingiu sobre a faixa de pedestres, a poucos metros do lugar onde, até dezembro, havia um controlador de velocidade. Maria fraturou a bacia, a pélvis e o fêmur esquerdo. Ficou internada até ontem à tarde.

- Foi muito rápido, não sei de onde apareceu aquele carro. Só senti a pancada e desmaiei. Lembro que ouvia o moço que dirigia o carro dizer que não tinha me visto - conta, segurando um terço azul na mão esquerda.

*Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau.

Fonte: SELL, Priscila. Caminhar ficou perigoso sem lombadas. Jornal de Santa Catarina. Jornal de Santa Catarina. 22 de mar. 2011. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3247995,16736. Acesso em: 22 fev. 2013.

A partir do conteúdo estudado e da leitura da, responda as seguintes questões:

a) Qual a relação entre fiscalização e aprendizagem no trânsito?

Resposta questão 1/a:

O texto acima mostra que ao ser retiradas as lombadas eletrônicas controladoras de velocidade, os condutores de veículos não mais respeitam a velocidade por conta própria, gerando um sentimento de impunidade, não há cobrança e controle, tudo pode, desde que não onere seus bolsos.

A fiscalização de trânsito é um excelente método de aprendizagem, pois a aplicação das penalidades e medidas administrativas contribuem coercitivamente para diminuir a impunidade das imprudências dos condutores infratores e consequentemente diminuem também  os acidentes que ceifam vidas preciosas em nossas vias.

A fiscalização faz com que todos os envolvidos no trânsito respeitem de maneira mais eficaz as normas, regras e leis de trânsito, garantindo condições de segurança, respeito ao meio ambiente e principalmente a vida.

Em nosso país, a fiscalização, com certeza é um dos principais meios de educação, pois nossa sociedade ainda não possui valores positivos, sendo o trânsito no Brasil uma questão cultural e está ligado a uma característica autoritária da sociedade, a uma falta de conscientização dos direitos do cidadão e ainda não desenvolvemos a cultura de segurança, de cidadania, de consciência coletiva, levando a cultura do individualismo e da impunidade, além de valorizar o materialismo, o consumismo, o relativismo, a permissividade e o hedonismo.

Então, a fiscalização é parte integrante de um processo educativo e evolutivo em longo prazo, sendo uma grande ferramenta na aprendizagem de trânsito, que desenvolve uma consciência imposta pelas leis e punições fiscais, gerando um conhecimento em prol da educação no trânsito.

Fonte:

SILVA, Irene Rios da; Educação para o Trânsito: Livro Didático; Palhoça: Unisul Virtual, 2011.

b) Poderá existir uma atividade educativa para o trânsito sem aprendizagem e, consequentemente, uma redução na violência viária? Justifique sua resposta.

Resposta questão 1/b:

Não há educação sem aprendizagem, precisamos ter conhecimento das leis, dos riscos, da importância das atitudes seguras, saudáveis e éticas, o que adquirimos somente por meio de aprendizagem, é preciso aprender a aprender e interiorizar as informações.

Torna-se fundamental ter o pensamento que a educação no trânsito é ampla, sendo necessário aprender a observar, conhecer, entender e compreender o trânsito e as pessoas que fazem parte dele.

Existem vários métodos de aprendizagem que geram educação, sendo quatro os pilares que organizam fundamentalmente esse processo de conhecimento, sendo estes: “apreender a conhecer”, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; “aprender a fazer”, para poder agir sobre o meio envolvente; “aprender a viver” juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e finalmente “aprender a ser”, via essencial que integra as três precedentes.

 A educação no trânsito através da aprendizagem contínua gera no individuo um conhecimento para toda a vida, tornando-o um condutor consciente, estimulando e promovendo a pratica de valores positivos e de atitudes corretas, consequentemente, teremos um trânsito mais seguro.

Fonte:

SILVA, Irene Rios da; Educação para o Trânsito: Livro Didático; Palhoça: Unisul Virtual, 2011.

 

Questão 2  (3,0 pontos)

Leia o texto abaixo e assista o vídeo a seguir:

Nos últimos anos, observamos que as crianças e os adolescentes do Brasil têm sido vítimas frequentes da violência viária. As vítimas de acidentes provocados pelo trânsito vão além das estatísticas. Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2008, 22.472 crianças e 22.803 adolescentes ficaram feridos devido à violência no trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (390.9 Kb)   docx (406.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com