TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresarial

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Art. 75

Princípios básicos da falência: Princípio da preservação da empresa e o princípio da maximização dos ativos.

A  empresa em crise pode significar muitas coisas, mas pode-se dividir em 3 tipos de crise. A crise econômica é aquela onde a empresa vende menos e em consequência produz menos. A crise Financeira é aquela que ocorre quando não há dinheiro em caixa para pagar as contas, mesmo as vendas no mesmo patamar não há liquidez. E a crise patrimonial é quando a empresa não possuí bens para garantir suas dívidas. A crise fatal é aquela que determina o fim do trabalho, fim das atividades, gerando uma crise local, regional e até mesmo nacional.

  • O conjunto dos três acarreta o problema, queda de produção, baixa liquidez, endividamento sem aumento.

Solução de Mercado e Recuperação: O socorro só deve ser aplicado para aqueles que possuem condições de permanecer no mercado.

Pressupostos da Falência: A execução das dívidas é patrimonial, ou seja, os bens do devedor são a garantia do credor e se não houver bens suficientes para quitar as dívidas ele deve ser executado, por ser empresário essa execução deve ser de forma coletiva.

Devedor Sujeito a Falência: aquele que exerce atividade econômica, assim não participam da falência, as associações, as fundações, servidores públicos, pessoas físicas, soc. Simples, cooperativa, quem exerce suas atividades de forma pessoal, prof. Liberal e soc. De prod. Liberais. Em resumo as sociedades empresárias; alguns empresários, estão excluídos do direito falimentar a exclusão é total ou parcial.

  • Quando a sociedade não tem liquidez, submete-se sempre ao regime de execução concursal. – Exclusão Absoluta.

  • Casos de Exclusão Absoluta: empresas públicas e sociedades de economia mista; as câmaras ou prestadoras de serviços de compensação e de liquidação financeira; as entidades fechadas de previdência complementar.

  • Casos de Exclusão Relativa: Companhias de seguro; operadoras de planos privados de assistência à saúde;instituições financeiras; leasing; administradora de consórcios de bens duráveis; fundos mútuos; sociedades de capitalização.

Insolvência: quando o devedor possui o ativo inferior ao passivo, denomina-se insolvência econômica ou insolvabilidade.

Impontualidade Injustificada: o título deve ser protestado, possuir um valor mínimo de 40 salários mínimos

  • Execução Frustrada: quando ocorre o descumprimento da obrigação líquida, certa e exigível, representada por título. Se não pagar é executado, se não cumprir a execução vira insolvente.

Atos de Falência: Liquidação precipitada: quando o devedor se desfaz dos bens rapidamente.Negócio Simulado: quando a sociedade tenta enganar os credores retardando o pagamento das dívidas. Alienação irregular do estabelecimento: quando se faz a venda do estabelecimento sem o consentimento dos credores. Transferência simulada do principal estabelecimento:acontece quando há o interesse do devedor de frustar a fiscalização ou prejudicar credores. Garantia Real: quando dá um imóvel em garantia. Abandono do estabelecimento empresarial: é uma caracterização do ato da falência. Descumprimento de obrigação assumida no plano de recuperação judicial: se a sociedade for beneficiária da recuperação não pode deixar de cumprir qualquer das obrigações assumidas no plano da reorganização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (345.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com