TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia civil

Por:   •  29/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Também na área da construção civil, o emprego de produtos que envolvam baixo consumo de energia no seu processo de obtenção, gerem menor quantidade de rejeitos e apresentem baixa emissão de poluentes é de grande interesse para o homem na atualidade. Na área da engenharia civil, sustentabilidade é um enorme desafio para engenheiros e construtoras, pois é necessário fazer intervenções no meio ambiente sem esgotar os recursos naturais e preservando-os. Na grande concorrência do mercado e a busca por novos clientes, os que utilizam produtos renováveis e sustentáveis tem grandes vantagens em relação ao seus concorrentes. Visando este importante ponto, existem hoje vários materiais e soluções tecnológicas inteligentes para preservar o meio ambiente. É importante ressaltar que os critérios de sustentabilidade ambiental para o espaço construído, muitas vezes representam um investimento inicial alto, mas que ao longo da vida útil do empreendimento vão sendo minimizados, por meio dos ganhos com eficiência energética, uso racional da água e durabilidade da edificação. Os projetos de uma obra sustentável devem contemplar de forma inteligente: os passivos dos recursos naturais, como a luz do sol, prover sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água, como por exemplo o seu reuso e aproveitamento da água da chuva, e racionalizar o uso de energia com a utilização de tecnologias eficazes como o aquecimento solar e a geração de energia por painéis fotovoltaicos. Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias biocompatíveis, que não agridem o meio ambiente, seja durante o processo de obtenção, fabricação, aplicação e durante a sua vida útil. Este projeto, investigou um produto que apresenta as mesmas características, no qual trata-se de blocos de concreto feitos a partir de terra, onde o custo de produção é baixo e utiliza pouca energia na sua obtenção. Suas principais vantagens é sua disponibilidade, possui propriedades térmicas superiores ao concreto tradicional, fácil produção e mais econômico que os demais. Além disso, o emprego dos blocos sustentáveis em grandes escalas, contribuiria para redução do grave problema da desertificação que se verifica como por exemplo no Nordeste Brasileiro.

Pode-se dizer que os tijolos são uma forma ‘’moderna’’ de uso da terra como material de construção. Isto por que, ela é milenar, no qual começou a ser reutilizada na década de 50 de forma comprimida. Foram feitos vários estudos pela a Associação Brasileira de Cimento Porland, no qual chamou-se de solo-cimento.

Outro importante ponto a ressaltar, é a qualidade dos tijolos. Eles dependem do tipo de terra, umidade na forma de moldagem, o tipo de prensa utilizada, o tipo e a percentagem de estabilizante, e por fim, o tempo de cura. Com esse tipo de tijolo e o devido controle de qualidade, é possível se fazerem construções de até três pavimentos com os blocos tendo função estrutural. Construções a partir dos blocos de terra crua, possuindo boa fundação e cobertura, sua durabilidade é igual aos tijolos de concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com