TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatuto do indio

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 03 – Explique os Artigos do Estatuto do Índio:

Art.1º Esta Lei regula a situação jurídica dos índio ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmonicamente, à comunhão nacional.

Parágrafo único . Aos índios e às comunidades indígenas se estende a proteção das leis do País, nos mesmo termos em que se aplicam os demais brasileiros, resguardados os usos, costumes e tradições indígenas, bem como as condições peculiares reconhecidas nesta Lei.

R:Segundo o Art.1º ,os índios ou silvícolas passaram a ter uma lei especifíca,na qual  os protege,preservando sua cultura e ao mesmo tempo integrando-os á comunhão nacional.

Esta lei regula ainda, em seus 68 artigos, acerca da questão fundiária, patrimônio cultural, educação bilíngue, assistência à saúde, normas penais, bem como dos bens e renda do patrimônio indígena.

O objetivo estatal de integrar os índios à sociedade não-indígena, de forma progressiva e harmoniosa, estabelece o respeito à manutenção das comunidades indígenas, seus valores culturais, tradições.

Então, o indígena, nos dias atuais, possui direitos expressos em documentos legais que garantem a proteção de sua cultura e a participação em atos ligados à sociedade brasileira, se assim o desejarem.

A partir desta  legislação, os indígenas passaram a ter direitos mais específicos em relação à proteção de sua cultura. Desde 1967, a Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional.

De forma mais explicativa,Deverão ser reconhecidos e protegidos os valores e práticas sociais, culturais, religiosos e espirituais próprios dos povos indigenas e dever-se-á levar na devida consideração a natureza dos problemas que lhes sejam apresentados, tanto coletiva como individualmente.

REFERENCIA:

https://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/orgao-indigenista-oficial/funai

http://www.mundovestibular.com.br/articles/9549/1/O-Estatuto-do-Indio/Paacutegina1.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com