TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo personalizado

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO PRÁTICO DE MEMORIZAÇÃO

Para entender o tema que o livro Curso Prático de Memorização aborda é necessário compreender o funcionamento do cérebro. O cérebro humano é composto por bilhões de neurônios que se comunica com outros através da sinapse (nome dado quando há contato entre neurônios) Que utiliza dos dentritos que são ramificações dos neurônios que podem receber e transmitir informações. Para que essas informações se movimentem é necessário os axônios, que servem como cabos elétricos que são cobertos por mielina que isola a transformação a fim de torná-la mais eficiente. Os funcionamentos corretos desses elementos formam uma rede neural que é capaz de armazenar, transmitir, associar informações e conhecimentos.

Quanto maior a rede, mais eficiente é o cérebro, e esse funcionamento pode ser ampliado através de exercícios diários, estes melhoram também a memória. Além de exercícios, há hábitos que contribuem para o melhor funcionamento do cérebro, um dos mais importantes é melhorar a oxigenação do dele, também deve- se hidratar, pois assim garantirá um bom funcionamento do cérebro e diminuirá a ansiedade que causa a desconcentração. Outros hábitos destacados no livro é dormir o tempo suficiente e sempre no mesmo horário, evitar fumar e consumir bebida alcoólica, confiar na sua memória e alimentar-se bem.

Algumas pessoas possuem doenças que afetam a memória, como a amnésia, nesse caso o doente comporta normalmente, mas perdeu totalmente as lembranças do passado. Outra particularidade de algumas memórias é a astenia, ela é frequente quando se tem uma sobrecarga intelectual. Ela é uma fadiga do cérebro que provoca um mau funcionamento. Outra doença importante é a ciclotimia, é caracterizada por períodos de euforia ou depressão sucessivos, ou até mesmo por uma sucessão de tempos de grandes atividades ou indolência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com