TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica na profissão forense

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

. Ética e a profissão forense

Pensar em ética é visar o comportamento individual de cada indivíduo. Este ao nascer vai sendo moldado pelos ensinamentos da família, sociedade, ou seja, pelas pessoas de seu convívio. Ao crescer, vai transportando essa moral, para uma ética pessoal que com certeza será à base do que este indivíduo mostrará em sua profissão, em sua conduta e ética profissional. Trabalho há muitos em toda parte, mas é muito diferente de profissão.

Ser trabalhador é diferente de ser profissional. Muitos não são felizes nas áreas que atuam, pois escolheram aquele trabalho por não terem conseguido uma oportunidade melhor ou porque o valor pago pelo trabalho era um valor que agradava. Para ser um bom profissional, precisa-se em primeiro lugar amar e ser dedicado ao que se faz entender que a profissão escolhida deverá em primeiro plano atender o bem comum, saber trabalhar em equipe, pois ninguém faz tudo sozinho e somente depois visar os valores a serem recebidos pelo seu trabalho. Na profissão forense é ainda mais amplo este pensamento, pois os profissionais do direito devem ser mais dedicados, pois suas profissões são em favor da justiça, do bem social e comum, pois se trata da vida íntima das pessoas. Não se deve pensar enquanto um estudante de direito, que o principal objetivo de ter escolhido esta área seria para uma melhoria de vida, mas em primeiro lugar que ama o que se pretende fazer. É um dom. Deve ser aprimorado cada vez mais.

Na área profissional, está realizando seu trabalho diante da profissão escolhida, de maneira que somente visa a parte lucrativa, ou seja, o lucro, o dinheiro, o quanto irá receber por aquele serviço prestado ou mesmo em seus cargos. Veem-se tantos profissionais que usam suas profissões em favor próprio, usurpando para si coisa alheia, pois tiveram e visaram somente lucros enquanto se preparavam para exercerem suas profissões, que quando chegam ao patamar planejado se decepcionam com os rendimentos que a profissão lhes gratifica, então começam a visar lucros errôneos por fora.

1

2. Quais princípios éticos foram violados? Justifique sua resposta.

Foram violados os princípios éticos, pessoal e profissional, o princípio da dignidade humana, honestidade e personalidade de cada indivíduo. Quando damos nosso voto de confiança a alguém para nos representar, como um político, advogado, dentre outros, esperamos que este proceda com dignidade e honestidade, sempre com clareza. Esperamos que este profissional trabalhe com ética visando o bem comum, que seus interesses pessoais não os tornem corruptos, deixando de exercer seu papel como no caso dos profissionais públicos e passando a visar somente o bem pessoal, porque é o mínimo que pode se fazer, trabalhar com honestidade, onde há ética, há honestidade. Com isso o profissional, será digno de confiança.

2

3. Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?

Porque os profissionais sempre devem em primeiro lugar visar o bem comum, exercer com dignidade e clareza sua profissão visando o que é correto, pois ao escolher uma profissão, não se devem visar somente lucros e sim como no caso dos profissionais do direito, em exercer a Justiça. Porque não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com