TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução dos costumes comerciai

Por:   •  7/9/2017  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução dos costumes comerciais enquanto fenômenos de linguagem e sua relevância para o comércio eletrônico.

Para FERRES os costumes transpassam todo o convívio social, estando presentes nas relações intersubjetivas, sejam de menor e maior complexidade. E podem ser vistos como consequência da interação comunicativa dos sujeitos do palco social, e pesados como fenômeno de linguagem.

A linguagem é todo e qualquer sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação.

“A língua, desde o Curso de linguística geral de Saussure (1916), tem sido concebida como um sistema de signos, em que cada signo é constituído de um significante e de um significado e da relação arbitrária entre esses dois elementos. A língua constitui ainda uma teia de relações entre esses elementos linguísticos formando um sistema, um conjunto solidário em que cada um dos elementos componentes só se pode definir relativamente aos outros com os quais forma um sistema. Sendo um fato social, sua existência fundamenta-se nas necessidades de comunicação.”¹

Como evidencia Ferres, o conhecimento da língua é substancial para a transmissão da mensagem. Se o falante tem a mesma competência linguística que o ouvinte a troca de informações será altamente eficiente.

Na relação entre costumes e a linguagem podemos enfatizar a importância do discurso e sua análise, sendo que, a análise implica em inúmeros aspectos componentes dos elementos de comunicação (receptor interlocutor). Para Marcelo Féres “Ora os costumes podem ser estudados a partir dos fatos sociais ou, melhor dizendo, da interação social dos sujeitos, no sentido de sua construção”

Para Ferres, inicialmente as relação comerciais se davam através de acordos verbais, por meio da forma em que já se fazia determinadas praticas (costumes), com o pensamento iluminista de liberdade, igualdade e fraternidade vindos da Revolução Francesa passou-se a normatizar os costumes (regras) buscando uma maior amplitude e um resguardo maior para estes acordos.

E hoje, como nas primeiras formas de comercio, faz-se necessário o uso de acordos linguísticos escritos o comercio eletrônico.

“A convergência de dinheiro, comercio e redes está formando um mercado de consumo global. O Comercio Eletrônico orientado para o consumo está em seus estágios iniciais, sendo que a questão não é mais se ele irá acontecer, mas a velocidade e a amplitude com que irá difundir-se”.²

¹ CARDOSO, silva helena Barbi. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autentica Editora, 199, p. 15.

²ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico, São Paulo: Atlas, 2000, p. 29.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com