TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Locação Direito Civil

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE DIEITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

ATIVIDADE – 4º BIMESTRE-2016

Nome e RA:  

FORMA GERAL: DIGITADO – ARIAL 12 – JUSTIFICADO – INDIVIDUAL (utilizar apenas a frente e verso para o desenvolvimento).

ENTREGA: no dia da PROVA, impreterivelmente.

Considere duas hipóteses: 1) uma locação de imóvel urbano com prazo determinado (cinco anos), com cláusula penal valorada em 5 alugueis, em que o locatário desocupe o bem locado no quarto ano de vigência e o valor do aluguel seja de R$- 10.000,00; 2) uma locação de imóvel urbano com prazo determinado (cinco anos), com cláusula penal valorada em 5 alugueis, em que o locatário desocupe o bem locado no quarto ano de vigência e o valor do aluguel seja de R$- 1.000,00. Analise os dispositivos abaixo, ambos retratando cláusula penal, dissertando sobre o sentido de cada um e sobre a vantagem/desvantagem de um e de outro, sempre atento ao caso concreto.

Art. 413. A penalidade deve ser reduzida eqüitativamente pelo juiz se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, tendo-se em vista a natureza e a finalidade do negócio. (Código Civil).

Art. 4o  Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado. Com exceção ao que estipula o § 2o do art. 54-A, o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada. (Lei n. 8.245/91).

RESPOSTA:

O artigo 413, tem como propósito ressaltar que a penalidade imposta pelo locador ao locatário em casos de quebra de contrato deve ser reduzida em de forma que não seja desproporcional, e vantajoso somente ao locador.

Entretanto o artigo 4º da Lei n. 8.245/91 ressalta que da mesma forma em que o locador não pode reaver o imóvel antes do prazo estipulado, o locatário também não pode devolver o imóvel antes do cumprimento do contrato, sendo passível a multa.

Em tais condições podemos ver que no primeiro caso, o locador ao desocupar o imóvel seria obrigado a pagar ao locador 5 x a quantia de 10.000 reais, assim totalizando em 50.000 reais. O artigo 413, tem o propósito de prevenir justamente essas situações quando diz  “A penalidade deve ser reduzida eqüitativamente pelo juiz se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo...”. Desta forma tal artigo está prevenindo o locador de ter de pagar um valor as vezes desproporcional a realidade. E neste caso o artigo 4º, ressalta com essa redução deve haver o pagamento

No segundo caso, pelo fato do valor estipulado a ser pago no contrato não ser um valor muito alto, talvez não seja necessária a redução dita no artigo 413 porém se fará necessário como dito no artigo 4º de qualquer forma, o pagamento da multa pelo locatário, como forma de não prejudicar o locador.

Ambos os artigos buscam garantir que o contrato não seja muito prejudicial para nenhuma das partes. Porém nenhum deles diz um forma de calculo exata para que de fato seja vantajoso para ambas as partes                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com