TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicío módulo 1 Direito Desportivo FGV

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Que papel é esse em relação ao Direito Esportivo, além de assegurar os cumprimentos das regras em cada esporte e organizar competições?

R: Além de assegurar o cumprimento das regras em cada esporte e organizar competições que vão desde os campeonatos locais até campeonatos internacionais, sendo os mais conhecidos: Copa do mundo de Futebol (FIFA) e as Olimpíadas (COI), as associações e federações desempenham de fato um papel chave na organização e administração esportiva mundial, pois são elas que por meio da unificação não somente das regras dos jogos, mas de toda estrutura administrativa que possibilita a maior audiência e interesse de torcedores/ telespectadores naquele determinado esporte, possibilitando desta forma que patrocinadores e emissoras de televisões se interessem pelo esporte como fonte de expor suas marcas, ou usá-los para prender maior numero de telespectadores para vender horários comerciais. O esporte profissional nos dias atuais é economicamente insustentável apenas com a venda de ingressos, e outras fontes, sendo eles extremamente dependente de patrocinadores e direitos televisivos. Porém não seria possível esse interesse do mercado se não houvesse essa organização administrativa. Por exemplo, se existissem dois ou mais campeonatos brasileiros da série A com toda certeza não haveria o interesse atual dos torcedores, já que teríamos vários campeões em uma única temporada, o que afastaria patrocinadores e emissora de Tv ou faria que o valor pago aos clubes diminuísse bastante, o que consequentemente diminuiria muito a receitas dos clubes inviabilizando os clubes que tenham grandes atletas, ou até  mesmo que os clubes funcionem.

  1. O Comitê Olímpico Internacional (COI) indicou a exclusão da luta olímpica do programa das Olimpíadas de 2020. A decisão final será  anunciada em setembro, em Buenos Aires, na Assembleia do COI. A luta é o terceiro esporte a distribuir mais medalhas: 72 - atrás apenas de atletismo (141) e natação (102).Gostaria que vocês se posicionassem sobre a decisão do COI.

R: Em que pese à luta olímpica ser um esporte tradicionalíssimo nas Olimpíadas estando presente desde a primeira Olimpíada realizada em Atenas em 1896 em um dos que mais distribui medalhas, creio que a decisão do COI é justa, visto que o mesmo utiliza critérios objetivos para a inclusão e exclusão de todos os esportes que farão parte dos Jogos Olímpicos. Sendo necessários tais critérios para que os jogos olímpicos não te tornem refém de modalidades esportivas que possam prejudicar os jogos seja economicamente ou moralmente como no caso do controle de doping. Então se faz necessário essa avaliação usando como critérios a audiência, venda de ingressos, controle de doping, números de países participantes e popularidade do esporte. Resta a luta olímpica adequar-se a esses critérios e assim poder retornar o mais breve possível para o quadro de esportes que participam das olimpíadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com