TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: CARTAS A UM JOVEM ADVOGADO

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.579 Palavras (11 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

COLEGIADO DE DIREITO

ALUNO: ÍTALO DE SOUZA DANTAS MOREIRA

TURMA: 8ª

TURNO:

NOT (X)  CAL (  )

DISCIPLINA: ATIVIDADE E ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PROFESSOR: GENI NATÁLIA SOUZA AMORIM

FICHAMENTO

CARTAS A UM JOVEM ADVOGADO

Itens avaliados

Nota Máxima

Nota obtida

Nota de Recurso

Não atende*

N/A

Metodologia e Estrutura

1,0

Resumo

1,0

Citações representativas por capítulo

1,0

Parecer por capítulo relacionado ao campo do Projeto Integrador

2,0

Parecer Crítico relacionado ao campo do Projeto Integrador

5,0

Total

10,0

Nota

Recurso

Observações do professor:

Alunos de outros períodos:

Autorização do Professor Orientador da Produção Única (P.U.)

_____________________________________________________________, em    /   / 2017.

PARIPIRANGA/2017-1


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA FICHADA:

MUSSNICH, Francisco. Cartas a um jovem advogado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

RESUMO DA OBRA:

A obra em comento reúne experiências pessoais de um advogado, que conta o passo a passo da trajetória de como nasce e forma-se o advogado. Seu objetivo é passar para o leitor que a formação profissional de um advogado é marcada por varias experiências, que se absorvidas com sabedoria guiarão os passos deste profissional para uma jornada de sucesso. Além disso, cartas a um jovem advogado, possui um certo caráter pedagógico, pois, ensina que atitudes se deve tomar diante de certas situações, seja em relação a clientes, a colegas de profissão, mestres, doutores, autoridades de áreas diversas, enfim, para conquistar o ambiente que se deseja é necessário saber lidar com as pessoas, isto é, ter bons argumentos, falar bem, dominar certas áreas do conhecimento, para que seu nome seja lembrado e requisitado onde for. A advocacia é sem duvida uma das carreiras mais conceituadas que existem, pois, dependendo da competência e empenho do operador do direito, este alcançará grandes objetivos na carreira advocatícia.  Pois, estes elementos formarão o profissional, já que, advogado já se é, mais a profissionalização só virá após longo processo de experiências desenvolvidas e adquiridas, sejam elas negativas ou positivas estas formarão e estabilizarão a vida de um bom advogado.

CAPÍTULO I a V

“Definitivamente, não foi a família que me fez ser advogado. Acho que o Direito foi minha primeira paixão.” (p. 04).

“O sonho de todo escritório de advocacia é descobrir, entre aqueles meninos e meninas que

se apresentam para a entrevista, qual se diferencia pelo conhecimento e pela motivação.” (p. 09).  

“O mais importante fator de aprendizado é o convívio com grandes mestres.” (p. 16).

A habilidade de interpretar papéis e adivinhar estratégias é tão importante quanto uma boa formação universitária.” (p. 25).

“Um advogado tem de gostar de ler. Esta é uma profissão que exige atualização permanente.” (p. 29).

PARECER:

Ressalte-se desde já que, a presente obra, ao se fazer uma leitura precisa de seus capítulos ora estudados, não se identificou pontos de conexão que pudessem estabelecer um dialogo com o campo de observação do Projeto Integrador 2016.2 realizado pelos acadêmicos do Centro Universitário UNIAGES-BA, pela ausência de pertinência temática. Dito isso, passasse ao desdobramento dos textos em destaque.

O autor traz a baila, em sua obra, o que seria de fato a trajetória de um jovem advogado, desde sua concepção, isto é, desde quando o sujeito decide seguir essa carreira, até as fases que terá de passar até alcançar a determinada meta, ou seja, se tornar um advogado, peça fundamental administração da justiça. A advocacia é sem duvida uma das carreiras mais conceituadas que existem, pois, dependendo da competência e empenho do operador do direito, este alcançará grandes objetivos na carreira advocatícia.

Salienta ainda o autor que para o advogado se diferenciar da multidão, precisa estar alicerçado em alguns elementos indispensáveis, que por sua vez, farão parte do seu cotidiano, qual seja, o habito de ler, isto é, esta sempre estudando, se especializando, atualizar-se é fundamental e, estar próximo de grandes personalidades jurídicas, ou seja, pessoas com grande carga de experiência, mestres, doutores, pós-doutores etc. pois, estes elementos formarão o profissional, já que advogado já se é, mais a profissionalização só virá após longo processo de experiências desenvolvidas sejam elas negativas ou positivas, estas formarão e estabilizarão a vida do advogado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (360.2 Kb)   docx (611.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com