TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO SOBRE A presença do poder judiciário na administração de políticas públicas criadas pelo poder executivo e legislativo.

Por:   •  25/6/2019  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Ouro Preto

Escola de Turismo, Direito e Museologia

Departamento de Turismo

Prof. Jessica Holl

Beatriz Cordeiro

~ABREU, Maria Célia de; MASETTO, Marcos T.. O Professor Universitário em Sala de Aula: Prática e Princípios Teóricos. São Paulo: MG, 1985. p. 5 a 12 e 25 a 37.~

1 Introdução

  1. Data de redação do texto: 2012
  2. Tema: A obra em questão traz para debate como tema principal a presença do poder judiciário na administração de políticas públicas criadas pelo poder executivo e legislativo.
  3. Tese: No texto “O controle judicial das políticas públicas: A problemática da efetivação dos direitos fundamentais sociais” é abordada e discutida a problemática da atuação do poder judiciário na execução das políticas públicas e legitimação dos direitos fundamentais básicos, partindo da premissa que o Estado devesse garanti-los à todos os indivíduos, entretanto, com a incapacidade do governo que está estritamente ligada à questões financeiras, o poder judiciário, por sua vez, assume um importante lugar na tomada de decisões e execução dessas políticas públicas que garantem o que o autor do texto citou como “reserva do possível”.
  4. Estrutura: Uma das maiores dificuldades, citadas no texto, de desempenhar os direitos sociais dos indivíduos é a questão de dificuldades financeiras e econômicas que fomentariam, pelo governo, políticas públicas para tal ação. Como já dito anteriormente, o Governo e o parlamento, teoricamente, teriam total responsabilidade na efetivação das políticas públicas, porém, com a precarização, o poder judiciário entra nesse cenário e se torna um importante representante na garantia dos direitos fundamentais, direitos esse que passaram por grandes evoluções e mudanças nas condições sociais ao longo do tempo e que em consequência disso adquiriram demandas e ações diferentes. Na obra, o autor estabelece três fases do direito: a primeira fase consiste na garantia e proteção dos direitos individuais, os quais provinham de um pensamento burguês logo após a revolução francesa, estabelecendo controle econômico e liberdade desde que não interfira o outro. A segunda fase se trata da garantia, ainda em prol do indivíduo, entretanto na busca da efetivação de direitos sociais, econômicos e culturais e é aí que se inicia o processo de precarização da eficácia dos direitos fundamentais, pois, para a garantia desses direitos seriam necessárias a realização de políticas públicas que, por sua vez, dependem de recursos financeiros, que são cada vez mais carentes. Já na terceira fase do direito, designa-se a proteção da coletividade social, ou seja, a garantia de direitos que desrespeitam toda uma massa da sociedade envolvendo não só o indivíduo, mas todo o meio em que se vive. Partindo desses três pontos do direito, percebemos que ao longo de sua evolução cresce também a dificuldade na realização e garantia do mínimo existencial.
  1. Desenvolvimento
  1. Palavras-chave: Direitos fundamentais; Políticas públicas; Direitos sociais;
  2. Argumentos Principais:

Em sua singular definição, política pública consiste em programas de atuação que tem o intuito de garantir o melhor para a população, por exemplo, acesso à saúde, educação de qualidade e segurança.

Partindo das premissas de que dificuldades financeiras e materiais são uma das maiores problemáticas do Estado na criação de políticas públicas para a execução dos direitos fundamentais, podemos, então, analisar o papel do poder judiciário nessa função. Ao longo da obra, o autor associa a democracia à efetivação dos direitos fundamentais, o que nos faz refletir que a garantia do mínimo existencial está estritamente ligado ao exercer o direito à cidadania e depende, em primeiro lugar, de ações do governo de direitos sociais para se viver com dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com