TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO X RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

FUNÇÃO SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA: DIFERENCIAÇÃO

1. FUNÇÃO SOCIAL

O termo função social surgiu na filosofia e, logo após, foi passado para o direito sob a alcunha de função social da propriedade. Desta feita, a função social foi disciplinada na constituiçao em diversos artigos, bem como no código civil e no direito empresarial. Mesmo amplamente difundida, ainda há divergências por parte da doutrina no que tange à função social das empresas.

Parte da doutrina entende que aquele que tem um direito, deve cumprir com determinados deveres em relação à sociedade, determinados por normas jurídicas positivadas ou não. Desta forma, a sociedade só poderia exigir da empresa a função social que coubesse a ela, ligado a sua atividade econômica exercida.

A funçao social surgiria, portanto, como uma forma do Estado limitar o individualismo em razão da necessidade de se garantir o interesse da coletividade, coisa que ele não consegue satisfazer.

2. FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

De acordo com estudos realizados, começou a se pensar em uma responsabilidade social da empresa nos Estados Unidos, mais precisamente na guerra do Vietnã, quando as empresas que estavam produzindo armamento começaram a ser questionadas a respeito das políticas que estavam sendo utiizadas.

Após isso, começaram a ser difundidos estudos que relacionavam a empresa à sociedade, sendo, desta forma, propagados pelo mundo inteiro, chegando-se, assim, ao que entendemos hoje por função social da empresa, sendo este conceito engoblante da ideia de que a empresa não deve visar apenas o lucro, mas deve também se importar com seus reflexos na sociedade, atuando com o estado para promover os direitos dela.

Estabelece o artigo 170 da Constituição Federal, artigo este que é o principal ao se tratar do papel das empresas, que a ordem econômica deve se pautar na justiça social e garantir a satisfação de uma vida digna, realizando a busca do pleno emprego e reduzindo as desigualdades sociais, podendo ser almejado o lucro, desde que seja cumprida a função social.

Não é mais aceita a ideia de que a empresa tem apenas a função de gerar lucros, mas, pelo contrário, ela visa propiciar o crescimento de todos sócios e sociedade, através da criação de empregos, geraçao de renda, produção e distribuição de bens. O lucro é apenas consequência de seu interesse demonstrado pela sociedade , gerando um reconhecimento maior por parte desta, gerando, assim, mais lucro.

Tome-se como um simples ponto de partida para identificar se a empresa está cumprindo sua função social a Teoria da Eficiencia de Paretto, que aduz que se no desenvolvimento de suas atividades a empresa nao gerar prejuízo para ninguém, estará cumprida a função social.

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

A responsabilidade social poderia ser definida como quando empresas voluntariamente assumem comportamentos e ações que beneficiem a sociedade, seja quanto ao público interno (funcionários) ou externo (comunidade, meio ambiente). Ou seja, as empresas passam a compreender seu papel no desenvolvimento da sociedade em que estão inseridas e, desta forma, promovem ações que levem em conta a natureza, a economia, atividades locais, a saúde.

É de extrema importância para a empresa que ela mantenha um bom relacionamento com a comunidade pois isso faz com que seus produtos sejam vistos com mais bons olhos, pois aumenta a satisfação dos consumidores. A proteção do meio ambiente também deve ser buscada pois diversas pessoas pagariam mais por produtos politicamente corretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com