TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feliz ano novo

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Feliz ano novo

O conto Feliz ano novo foi escrito por Rubem Fontoura e foi publicado em 1975. O titulo do conto é uma metáfora, pois imagina- se que narrara uma festa de fim de ano onde a muita alegria, na verdade é ao contrario. Uma festa onde ocorre violência, tristeza e medo por partes das pessoas que estão ali envolvidas nessa confraternização e presenciam assalto e assassinato cometidos por Pereba, Zequinha e o narrador ( sem identidade ).

Depois de roubar os pertences das vitimas e comida, festejam a virada de ano juntos e o narrador ainda finaliza o conto dizendo: “Que o próximo ano seja melhor. Feliz ano novo”.

O conto feliz ano novo trata-se de uma narrativa do inicio ao fim. O autor retrata por meio do conto como são frias as pessoas e que não se preocupam com ninguém. Pereba, Zequinha, Lambreta e o narrador queriam ter uma festa de fim de ano como acontece nas casas ricas do Rio de Janeiro, cheias de fartura e riquezas, para tanto cometem assaltos para poder alcançar seus objetivos.

Percebe-se que o conto apresenta um linguajar claro e direto por ser utilizada palavras cotidianas, coloquiais expressando a sua relação com o mundo. “Brincadeira eu disse. Afinal, eu e Zequinha tínhamos assaltado um supermercado na Leblon, não tinha dado muita grana, mas passamos um tempão em São Paulo na boca do eixo, bebendo e comendo as mulheres. A gente se respeitava”.

Percebe-se que diante dos fatos o conto apresenta personagem sem identidade, linguajar violento, o retrato da realidade nua e crua, presença dos momentos de tensão dentre outros.

Recomendo a leitura deste conto, pois ele nos mostra como Rubem Fontoura através da sua narrativa conseguiu causar o sentimento nos seus leitores de inovar, mudar, quebrar paradigmas, mostrando como no mundo de hoje permeia essa violência provinda do ser humano que não se preocupa com o outro e também a violência urbana, marcada pelos roubos, sequestros e estupro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com