TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feridas humanas

Por:   •  2/11/2015  •  Tese  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

Feridas: Agressão por um agente ao tecido vivo. Classificação das feridas: Várias maneiras:

Agente causal, Grau de contaminação, Tempo de traumatismo;Profundidade,

Agente  causal:Incisas ou cortantes: como faca, bisturi, laminas, etc. Características:  comprimento predomina  sobre a profundidade, bordas regulares e nitidas, geralmente retilíneas. Na incisa, o corte possui profundidade igual de um extremo a outro da lesão. Na ferida cortante a parte mediana é mais profunda. Corto- contusa:  O agente não tem corte tão acentuado. ( machado) O traumatismo é que causa a penetração do instrumento. Perfurante: Agentes longos e pontiagudos: Pregos, alfinete. Pode transfixar ou atravessar o órgão. A gravidade dependerá do órgão afetado. Perfuro contusas:  Por arma de fogo. Pode ter 2 orificios:  o de entrada e o de saída.

Lácero contusas: por compressão.  A pele é esmagada ao plano subjacente. Por tração:  Por rasgo, ou arrancamento tecidual.  Obs. As bordas são irregulares, ex. mordida de cão.

6 - Perfuro Incisas: - Instrumento pérfuro cortante- Posuem  gume e ponta. ( punhal) Externamente há pequema marca NA PELE. Podendo ter comprometimento em órgão importante.

7- Escoriações -  superfície cutânea, com arrancamento da pele.

8 Equimoses e hematomas: Equimose:  rompimento de capilares sem perda de continuidade da pele Hematoma o sangue  extravasado forma uma cavidade.

Grau de contaminação: Classificação orienta quanto aos riscos de desenvolver uma infecção, bem quanto ao uso de antibiótico

Limpas- Produzidas em ambiente cirúrgico exceto: quando abertos sistema digestório , respiratório e genito urinário. Probabilidade de infecção da ferida é baixa – 1 a 5%.

Limpas- contaminadas- ou potencialmente contaminadas: Contaminação grosseira: faca de cozinha ou processo cirurgco que tenham aberto órgãos considerados contaminados como os descritos acima: Risco de infecção: 3 a 11%

Contaminadas:   tiveram contato com terra, fezes,  ou que tenha passado 6 horas após o ferimento. Há reação inflamatória. Risco de infecção:  10 a 17%.

Infectadas:  Apresentam sinais nítidos de infecção

Tipos  de feridas crônicas:

Ulceras de pressãoResulta da compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado de tempo Escara designa somente a parte necrosada ou crosta da ferida. A região sacral e os calcanios têm mais propensão a este tipo de ferida.

Individuos mais propensos: Com alteração de mobilidade; Alteração da percepção sensorial; Alteração da circulação periférica; Incontinentes; Mal nutridos; Imunodeprimidos; Qualquer fator que interfira na oxigenação e nutrientes, afeta o metabolismo celular e a função ou a vidada célula. O dano do tecido ocorre quando a pressão contra o mesmo é suficiente para fechar os capilares ( > 32 mmhg) e permanece  por tempo prolongado até provocara lesão isquêmica. Quando a pressão é retirada antes do ponto crítico, a circulação é restaurada através de um mecanismo fisiológico compensatório chamado hiperemia reativa.

Ulceras vasculares:  Conhecidas como ulceras da perna. Etiologia: maioria, venosa, arterial ou mista. É definida como a perda da continuidadeda pele nos MMII, abaixo dos joelhos. Cicatrização se prolonga por mais de 6 semanas e são reincidivantes, Principalmente em idosos e frequentemente associa-se a outras doenças como:  diabetes melitus,  artrite, hipertensão arterial,  ghanseniase entre outras. Cerca de 80% delas podem  ser tratadas em ambulatório. Sintomas: dor, redução de movimentos,  incapacidadepara o trabalho, depressão,  perdada auto estima, isloamemento, social  entre outros. Tratamento: Elevação dos membros sem dobrar as pernas: ( colocar tijolos ou blocosde madeira sob os pes dacama; Usar meias compressoras após a cicatrização para evitarreincidivas; Pratica de exercícios para aumentar a circulação Com o tratamento indicado, 97% de possibilidade de cicatrização nas ulceras venosas. O acompanhamento deve ser constante.

Ulceras Neuropaticas  = Ulcera plantar na Hanseníase. Compromete nervos periféricos, diminui sensibilidades nos membros. Compromete filetes nervosos, com infiltração nos folículos pilosos,  galdulas sudoríparas e  sebacias localizadas na derme. A pele fica com  anidrose ( sem umidade)

- Indispensavel Orientar  o paciente a  hidratar a pele como  prevenção.

Ulcera Diabetica-  ; Acomete nos paciente com diabete melitus. Suge por 2 mecanismos: A - Perda da sensibilidade- ( neuropatia diabética)  a hiperglicemia afeta os nervos das pernas e pes. Diminui a sensibilidade térmica, táctil e dolorosa. Não sente  sapato apertado, etc. Caracteristica do pé neuropático: Pontos de pressão anormal ( calos); dedos deformados em garra;Pé quente, rosado, com veias dilatadas; Peito do pe saliente – pé encurvado;Pele seca e rachaduras. B – Doença vascular – a hiperglicemia acarreta endurecimento e estreitamento das artérias e diminui o fluxo sanguíneo dos MMII.

A cicatrização da ferida:  Consiste de uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moléculas que interagem para que a repavimentação e a reconstrução do tecido. O fisiologismo  volta-se  completamente para o reparo de um evento danoso ao organismo. A Cicatrização depende de vários faotores, locais, gerais como: Localização anatômica; Tipo de pele, Raça e Técnica cirúrgica utilizada. A cicatrização numa mesma espécie varia dependendo da idade .

Fase inflamatória: Inicio: No exato momento da lesão: O sangramento trás plaquetas e fibrina, selando as bordas, ainda sem valor mecânico, mas facilitando as trocas.O coágulo barreia impermeabilizante e protege da contaminação; Há Liberação de histamina, serotonina e bradicinina que causam vasodilatação e aumento do fluxo sanguinio no local e sinais  infamatórios como calor e rubor; Permeabilidade capilar aumenta, há extravasamento de líquidos  para espaço  extracelular , causando  edema; Processo perdura cerca de 3 dias, favorecendo a exsudação plasmática  e a passagem de elementos celulares para a área daferida; Mediadores bioquímicos de ação curta são:  Histamina e serotonina; Mediadores bioquímicos de ação duradouras: Leucotaxina, bradicinina e prostaglandina; A prostaglandina é um dos mediadores mais importantes no processo de cicatrização, pois favorece a exsudação vascular, estimula a mitose celular e a quimiotaxia de leucócitos; Os neutrófilos são os 1ºs a alcançar o local da ferida com a função de desbridar e fagocitar as partículas antagônicas e corpos estranhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com