TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  8/10/2015  •  Dissertação  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

Karyna Queiroz de Souza – 9º Período

NUNES, Luiz Antônio Rizzato. Manual da monografia jurídica: como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. 8. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 42-59.

1. A ESCOLHA DO TEMA

1.1 Por que “monografia” ?

        O trabalho cientifico monográfico tem por finalidade um único tema, sendo este o primeiro passo a ser dado para uma elaboração eficaz do trabalho.

1.2 Não confunda com atividade profissional

        A confecção da monografia se dá de forma diversa a de trabalhos profissionais ou trabalhos acadêmicos regulares.

        A aptidão para esses tipos de trabalhos difere da que se deve aplicar na elaboração de uma monografia.

        O primeiro passo para sua elaboração é a escolha do método específico.

1.3 Sete regras para escolha do tema

1.3.1 Escolha tema do seu interesse

        A monografia tem grande chance de sucesso quando o estudante faz a escolha do tema levando em conta a sua área de interesse, pois assim terá sempre estímulo e inspiração para o desenvolvimento do trabalho.

        Pode acontecer do estudante vir a ter dificuldade nessa escolha de tema, sendo assim, este, poderá ser indicado, cabendo a aquele superar esse primeiro contato negativo.

        Pela monografia ser um trabalho difícil, o cansaço será maior quando o tema escolhido não agradar o estudante.

        Levando em consideração o ponto de vista teórico, quando se seguir a metodologia do trabalho cientifico com cautela, o tema escolhido, seja ele qual for, se tornará uma monografia.

        Portanto, o estudante é livre para escolha de seu tema, podendo até mesmo escolher por um que não seja de seu interesse.

        Leva-se em consideração que a escolha do tema errado afeta a produção intelectual, pois ausentará a motivação e a inspiração de seu criador, acarretando

NUNES, Luiz Antônio Rizzato. Manual da monografia jurídica: como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. 8. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 42-59.

produções cientificas, geralmente comuns e sem descobertas, assim tornando o investigador um repassador de ideias e não um descobridor, ou até mesmo criador.

1.3.2 O tema pode ser conhecido ou não

        Um assunto pouco conhecido, ou até mesmo desconhecido pode ser uma alternativa para a produção científica, sendo uma boa oportunidade para conhece-lo.

1.3.3 Procurando o tema

        Existem três passos a se seguir para a escolha do tema.

1.3.3.1 Defina claramente o tema

        Deve-se possuir uma visão completa do tema, o que se adquire por leituras, conhecimento anterior ou mesmo em sala de aula, através de aulas assistidas.

        Com a escolha do tema como definitivo, pode-se procurar livros ou doutrinas que tratem do assunto para suprir dúvidas que venham a surgir relativas ao tema, para que assim tenha a exação da escolha.

1.3.3.2 A limitação do tema

        A monografia além de tratar de um único assunto, este deve estar limitado, assim tanto o trabalho de pesquisa como o de elaboração do texto serão mais fáceis e consequentemente mais claros.

        Um modo de se fazer esta limitação é perguntando “por que” ou usando os advérbios onde e quando questionando sobre a época e o lugar. Quanto mais reduzido e limitado se encontrar o tema, maior será o aprofundamento sobre seu conteúdo.

        Quando se trata de um tema onde mesmo limitado e definido, o conteúdo ainda continua extenso, a forma de solucionar este problema seria escolher um assunto dentro deste extenso conteúdo.

        Este tema pode se tratar tanto de assuntos atual como de assuntos antigos e até mesmo de matérias diversas as estudadas durante a faculdade, sem que cause nenhum problema na avaliação deste trabalho.

NUNES, Luiz Antônio Rizzato. Manual da monografia jurídica: como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. 8. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 42-59.

1.3.3.3 A problematização do tema

        A problematização é uma técnica que possui várias funções, uma delas, é que usando-se dela podemos chegar a limitação do tema, outro exemplo é quando tratamos da redação da monografia, ela faz com que sejam levantadas questões para desenvolvimento e produção deste texto.

        Este método se dá pela duvida, transformando o tema em um problema, e até mesmo pela crítica que fará com que se verifique todos os ângulos da questão que esta sendo tratada em tela. Além dos advérbios citados acima, o por que, o onde e o quando, acrescenta-se também o como, estes servindo-lhes para a definição do tema.

        Após a definição do tema, este deve ser submetido a questões, que são formuladas e respondidas pelo próprio estudante, tendo a finalidade de verificação da sua resistência, este é chamado processo de problematização.

1.3.4 O tema de autor

        Existe a possibilidade de se procurar um tema através de obras de autores conhecidos. Mas deve-se avaliar certas questões, como por exemplo a escolha de um autor já falecido, pois caso escolha a obra de algum autor ainda vivo, este pode vir a mudar completamente seu pensamento e opinião, o que poderá ocorrer durante a produção de sua pesquisa. Ainda nesse sentido, o que pode vir a acontecer é de o autor vir a assistir a defesa de sua tese, normalmente quando se tratar de mestrado ou doutorado ou até mesmo participar de sua banca, acarretando inconvenientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com