TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Dos Delitos e das Penas

Por:   •  4/10/2018  •  Dissertação  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 11

Cesufoz -   2º Periodo Direito

Teoria Geral do Crime                                                Aluno: Moacir Carboni nº 4642

Professora: Fabiana Irala de Medeiros

Fichamento : Dos Delitos e das Penas de Cesare Beccaria

Apresentação

Logo na apresentação, Nélson Jahr Garcia, faz a contextualização da Obra no tempo e contexto do movimento filosófico e humanitário da segunda metade do século XVIII, menciona outros autores da época e como era tratada a questão das penas.

Biografia e Prefacio do Autor

Parece demonstrar quão polemico o assunto tratado pelo autor poderia ser, e o cuidado quanto a retaliações ou possíveis perseguições poderiam advir da demonstração pública do seu entendimento de uma justiça distorcida e imperfeita, as criticas parecem vir de poucos que acabaram sendo atingidos pelas criticas o que se beneficiavam do sistema, fala dos seus princípios religiosos e da sua submissão ao soberano, como se resguardando.

I. Introdução

Fica evidente o tratamento diferenciado para uma minoria beneficiada e as consequências mais árduas da lei a uma maioria mais pobre da sociedade e a partir daí buscar uma igualdade através de leis melhores, através da fundamentação das penas e separação dos crimes observando também costumes, cita Montesquieu, como alguém que se deve ser seguido, quando menciona que a verdade é uma e deve ser seguida em qualquer lugar.

II. Origem das penas e do direito de punir

É expressado o entendimento de que as leis precisam estar baseadas na moral para que elas possam ter êxito, e isso precisa de uma politica também influenciada pelos bons costumes, fala sobre o objetivo das leis primordialmente em reunir as pessoas que antes viviam separados em permanentes conflitos, por isso a humanidade abre mão de uma parcela da sua liberdade pela segurança de uma vida social que seria o Estado, e disso tudo a necessidade das penas menciona Thomas Hobbes se referindo ao contrato social.

III - Consequências desses princípios

O autor fala de três princípios o que geram as seguintes consequências primeiro como as leis fixam as penas de cada delito, e como são criadas pelo legislador em nome da sociedade, isso indica que o legislador não pode ser mais severo que o limite da lei para que não se torne injusto.

Outra consequência é de quem cabe criar as leis de que todos devem se submeter e quem cria as leis só pode fazer isso e que outra autoridade é que deve aplicá-las a autoridade jurídica deve decidir e anunciar caso haja um delito.

E a terceira e última consequência é que as penas cruéis são inúteis.

IV- Da interpretação das leis

Beccaria, menciona que os juízes não deveriam ter o direito de interpretar as leis penais pelo fato de não serem legisladores, os juízes recebem as leis não como um testamento dos antepassados, mas de uma sociedade viva, o Juiz deve fazer raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de duas proposições para que os mesmos delitos não sejam punidos com penas distintas.

V - Da obscuridade das leis

Aqui, Beccaria mostra que as leis devem ser intimas da sociedade para que o povo possa analisar as relações entre seus atos sua liberdade e suas posses, e isso causara a redução dos delitos. Fala da importância da publicidade para as leis, e dos perigos de sua obscuridade.

VI - Da prisão

O autor critica o sistema jurídico analisando que a justiça é posta de lado e prevalece a força bruta onde as vontades do povo são suprimidas pelo poder, não existe distinção entre inocentes, suspeitos e criminosos pois todos são postos sem distinção na masmorra, e a ação dos magistrados de prender de forma discricionária os cidadãos é um grave equívoco.

VII - Dos indícios do delito e da forma dos julgamentos

Sobre o tratamento dos indícios fala das diversas provas que dependem de apenas uma delas para ser verdadeiro e se uma única for desconsiderada pode anular todas as outras o autor também fala das provas independentes entre si e que se uma delas for falsa não afetara as outras, e quanto mais provas melhor para confirmar o delito, menciona a perfeição e imperfeições das provas e suas consequências.

VIII - Das testemunhas

Beccaria fala da importância da legislação especificar exatamente qual a  importância  do grau de confiança das testemunhas e também a importância das provas, menciona que todo homem racional pode servir de testemunha porem de igual modo deve-se medir sua confiabilidade de acordo ao relacionamento com o acusado.

IX - Das acusações secretas

O autor é contra a pratica das acusações secretas, e a elas se refere como um abuso, essa pratica seria mais ligada a Monarquia e que isso gera uma grande insegurança pois qualquer um pode ser seu inimigo e melhor seria a transparência dos atos jurídicos pelo bem da justiça.

X - Dos interrogatórios sugestivos

Neste capítulo, sugere a substituição da tortura pelo interrogatório sugestivo e critica a proibição deste ato pelas leis.

XI - Dos juramentos

O autor destaca a inutilidade dos juramentos de dizer a verdade nos processos, pois se essa verdade vai contra as intenções do interrogado é inútil e não há juiz que não concorde que o juramento não obriga o acusado a produzir provas contra si mesmo.

XII - Da questão ou tortura

Beccaria fala das torturas como inúteis extremamente prejudiciais ao inocente e benéficas ao culpado, o inocente tem que resistir a ela para provar sua inocência e terá já desta forma sofrido uma pena mesmo sendo inocente, o culpado se resistir a tortura poderá ser inocentado e não receber a verdadeira punição que lhe caberia, de qualquer forma o autor demonstra seu repudio as formas de tortura para qualquer fim que seja.

XIII - Da duração do processo e daprescrição

Neste capitulo fala do tempo que é necessário conceder aos réus para sua defesa e que deveria ser um tempo curto para não prejudicar o imediatismo da pena. Fala que os crimes atrozes como homicídios, não deverão prescrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com