TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento :. O Príncipe

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais –FAJS

Curso: Direito                                                         Data:     13  /  03  / 2018

Disciplina: Ciência Política                Turma:        C                Campus: Taguatinga II

Professora: Gabriela Andrade                                                                 

Estudante: Nathan Silvestre de Oliveira Vale               RA: 21803284

TEXTO: MAQUIAVEL, Nicolau. ​O Príncipe

   No livro, Maquiavel faz uma espécie de manual para governantes regirem sua vida política, como conquistar é se manter no poder. Mesmo o texto tendo sido publicado em 1532, podemos perceber que algumas destas táticas ainda são bem atuais, com base na história podemos dizer que o livro esteve à frente de seu tempo.

   Diz nas vantagens de governar sem ser odiado por seu povo, o que não era necessário naquela época, hoje é essencial para se manter no poder e conseguir ter ação no âmbito político. Também compara diferentes formas de governo e as analisa

   É para não ser odiado é importante não interferir mais do que deve no patrimônio de outros, seja com impostos ou com punições. Adota uma postura rígida quanto a criminosos defendendo a ideia de que para o bem da sociedade é melhor mata-los do que os colocar em uma prisão.

   Fala a postura que um líder deveria adotar para ser adorado por seus súditos, como deve tratar os que o cercam, que não deve esbanjar posses matérias, que é melhor ser visto como uma pessoa humilde do que como um abastado.

   Mas ao mesmo tempo um líder deve ser temido, pois uma amizade é facilmente desfeita, enquanto o temor de uma punição nunca é esquecido, impedindo as pessoas de agir contra o governante.

   Fala que se necessário para manter o governo, um líder tem que se adaptar, se moldar ao tempo em que governa.

   O principal é que o governante pareça correto, religiosos, capaz de se creditar confiança, capaz de cumprir com seus deveres garantindo o bem-estar geral, mesmo as vezes seja necessário agir contra estas virtudes. É para Maquiavel este seria o essencial para um governante.

   No final o livro fala sobre ataques, que é vital está preparado para se defender a qualquer momento, usa o exemplo da Itália como referência histórica.

   Atualmente muitas das técnicas deste livro são usadas por nossos governantes, para se elegerem, mesmo tendo como base este texto ou não. A noção de que é preciso ser respeitado por seus súditos, ou mesmo a de que é necessário aparentar ser uma boa pessoa hoje e senso comum entre nossos governantes.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com